Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Semana Acadêmica aborda as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática

Serão três dias para socialização de experiências, projetos e integração entre estudantes e docentes

O curso de Matemática da Unesc iniciou na noite da última quarta-feira (23/11), a 16ª Semana Acadêmica que abrange três eventos em uma única oportunidade. Além da Semana, acontecem também o 11º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura – “Reflexões e Aprendizagens” e 10º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas/2022.

Os principais objetivos são promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática; incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática e socializar as pesquisas, ensino, extensão e os estágios e as suas relações com a docência da Matemática.

Na palestra de abertura, o professor dos cursos de Licenciaturas e do Programa de pós-graduação da Educação (PPGE), Rafael Rodrigo Mueller, apresentou o tema “Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense”. Segundo ele, a intenção foi esclarecer as novas diretrizes curriculares aprovadas em 2017 e implantadas em Santa Catarina. “Abordo sobre as mudanças que ocorreram em âmbito nacional, a partir da implementação do novo Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415 no Brasil e a partir de 2020, aqui em nosso estado. Como a proposta curricular acabou se adequando a essa alteração e as particularidades que a nova matriz educacional tomou aqui no território catarinense”, explicou.

 

Conforme a coordenadora do curso e organizadora do evento, Ledina Lentz Pereira, o evento é uma oportunidade para os estudantes receberem muitas informações e realizarem trocas de experiências. “Nestes três dias, os nossos acadêmicos têm a possibilidade de conhecer também os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação (MEC), bem como da Residência Pedagógica, além da valorização do docente no mercado de trabalho. Este ano estamos trabalhando com a importância da licenciatura na formação de novos professores com o tema ‘Produzindo conhecimento desde 1970’. Então, toda a minha vida foi dedicada a ser docente e eu amo essa profissão. É isso que estamos querendo mostrar aos alunos: que saibam que vale a pena”, sintetizou.

Durante o ano, também foram realizadas duas aulas inaugurais, no primeiro e segundo semestre, que fazem parte da Semana Acadêmica de Matemática.

 

 

 

Programação

24/11 – Quarta-feira – 19h – Palestra – Bloco M – Sala 01

“Modo de organização do ensino de Matemática: uma reflexão com base nas produções” do professor Ademir Damazi

Palestrante: Profª Drª Josélia Euzébio da Rosa

25/11 – Sexta-feira – 19h – Palestra – Bloco M – Sala 01

“A Educação Matemática enquanto campo de conhecimento e sua inserção no contexto escolar”

Palestrante: Prof. Dr. William Casagrande Candiotto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *