Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Jacinto Machado recebe Lançamento do Plano de Desenvolvimento

Unesc, Sebrae/SC, Município e Amesc estão juntos na missão de planejar os próximos dez anos em prol do desenvolvimento (Fotos: Mayara Cardoso)

As belezas e potenciais de Jacinto Machado estiveram em pauta nesta noite de quinta-feira (12/05) no auditório da Cooperativa Agroindustrial Cooperja do Município. O espaço recebeu lideranças e comunidade em geral para o Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) no Município. O trabalho está sendo desenvolvido nas 15cidades que compõem a região sob comando da Universidade ao lado do Sebrae/SC.

A cerimônia prestigiada de lançamento faz parte da preparação do Município para as próximas etapas de elaboração do Plano, trabalho liderado pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, que ouvirá a comunidade por meio de workshops e consulta pública e reunirá dados para a elaboração de estratégias específicas de acordo com potenciais da cidade.

A data, para reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, marca o início de um promissor momento do Município e da região. “Estamos muito envolvidos ao lado do Sebrae e da Amesc para fazer deste um processo histórico. Jacinto Machado é uma cidade de muito potenciais naturais, de povo trabalhador e grandes lideranças. Estamos juntos. Contem conosco sempre”, destacou em vídeo transmitido no evento.

Representando a reitora da Unesc no encontro, a coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade, Elenice Padoin Juliani Engel, fez menção ao caráter comunitário da Instituição e ao fato de o Extremo Sul estar intimamente ligado a ela desde a sua fundação. “Nossa missão nos convoca a ‘Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida’. Ao estarmos envolvidos nesse projeto estamos participando justamente da construção de um futuro melhor por meio do planejamento. Essa construção é feita por cada um daqueles que compõe a cidade e é sim muito importante pois traz seu olhar, seus desejos e sonhos”, pontuou.

A participação de cada cidadão nesta e nas próximas etapas do projeto, para o prefeito João Batista Mezzari, Gaiola, será o ingrediente principal para o sucesso da parceria. “Acredito que este momento seja o mais importante: a participação social. Tenho certeza de que se fizermos nossa parte contribuindo com nossos pontos de vista, a Unesc e o Sebrae estarão municiados da melhor forma para nos entregar o melhor planejamento”, destacou.

O convite para o envolvimento de todos os setores do Município partiu também do coordenador do Plano do Desenvolvimento Socioeconômico de Jacinto Machado, Luan Antonelli Bristot. Atuando também como secretário de Turismo do Município, Luan salientou a necessidade de valorizar as raízes e a tradição sem esquecer de se preparar para o futuro promissor. “Tenho dito que devemos valorizar o passado e aqueles que nos antecederam, mas olhando para o futuro. Dar sequência a todo o trabalho que já vem sendo iniciado pela administração. A melhor maneira de demonstrar a cidadania e democracia é ouvindo as pessoas. Convido a todos que participem e convidem todos a sua volta para que participem também, pois é isso que fará com que o Plano seja efetivo”, completou.

A responsável por explicar a metodologia de trabalho da Universidade ao público foi a coordenadora do Observatório, Melissa Watanabe. A professora deixou ainda o convite para que a comunidade participe da consulta pública que completará a coleta de dados importante ao processo.

 

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *