Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Formação na Unesc capacita agentes comunitários de saúde de Criciúma

Iniciativa foi estruturada em parceria com o PPGSCol – Mestrado Profissional (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira)

A Unesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma estão trabalhando juntas pela qualificação dos 275 agentes comunitários de saúde do município. O Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde está colocando em pauta a atuação dos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), frente às exigências do processo de trabalho previstos pelo Ministério da Saúde, que considera a realidade encontrada nas Unidades Básicas de Saúde. As aulas iniciaram nesta segunda-feira (9/3) e irão até o dia 20 de março, das 13 às 17 horas.

Segundo a doutora Fabiane Ferraz, coordenadora adjunta do PPGSCol – Mestrado Profissional (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), uma nova portaria do Ministério referente ao financiamento da saúde coloca o ACS como protagonista no cadastramento da população de sua área de abrangência. O resultado do trabalho do profissional resultará em recursos que virão para o município, implicados ao cadastro da população. “Nesse sentido, para que a saúde não sofra mais cortes no orçamento, mais do que nunca, o agente comunitário de saúde é peça fundamental para a garantia de recursos para a saúde municipal. Este profissional precisa ser valorizado e qualificado para as suas funções, visto que é a peça que liga as necessidades da população de sua área de abrangência à equipe de profissionais nas unidades básicas e de saúde da família”, explica.

O curso é a primeira grande iniciativa organizada pelo NEPSHU (Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização) do município de Criciúma, setor da Secretaria Municipal de Saúde criado e estruturado para ser um apoio à gestão municipal, a partir do trabalho de dissertação da aluna Letícia Vieira Rodrigues do PPGSCol (atualmente coordenadora da atenção básica do município), orientada pela doutora Luciane Bisognin Ceretta.

O NEPSHU congrega diferentes atores da Secretaria Municipal de Saúde, controle social, bem como da Unesc com representantes do PPGSCol e cursos da saúde, entre outras entidades e setores envolvidos com a saúde do município. O material e didática foram elaborados especificamente com informações assertivas para qualificação do cadastro de informações, das visitas domiciliares, das atualizações de serviço, entre outras questões específicas relacionadas ao trabalho dos ACS.

Para Isabel Cristina Teixeira, agente de saúde há quase duas décadas, o momento está sendo de fortalecimento. “Estou há 19 anos na área e posso reafirmar a importância de encontros assim. Com pessoas novas, recebemos uma nova energia, somos estimulados a realizar um grande trabalho e saímos fortalecidos. Olhar de quem já está estabilizado na área, sempre aprendemos coisas novas e atualizamos conhecimentos importantes”, destacou.

Além da aluna Letícia Vieira Rodrigues, a egressa do Mestrado em Saúde Coletiva Ana Paula Milaneze está coordenando as ações do Núcleo. Já os egressos do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Daiana Mendes de Assis, e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Claudio Alex Cipriano, criaram o conteúdo didático da capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *