Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Fiepe

Fiepe: painel integrado debate futuro da educação superior

Extensão e Pesquisa foram apontadas como grandes diferenciais das Comunitárias frente ao cenário desafiador da educação no Brasil (Fotos: Mayara Cardoso)

Com auditório lotado, o segundo dia de atividades do 8º Fórum Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (Fiepe) foi encerrado na noite desta terça-feira (18/04), na Unesc. Autoridades acadêmicas, professores, pesquisadores e estudantes das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe prestigiaram o painel integrado com o tema “O futuro da educação superior no cenário atual de inovações e transformações”.

A atividade foi ministrada pelos professores doutores Luciano Sathler, membro do Conselho Deliberativo do CNPq e ex-reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, e Rafael Roesler, diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Sathler abriu a palestrante alertando as IES da Acafe para a boa gestão e a sustentabilidade, a fim de criar “uma base sólida para o futuro”. Na sequência, surpreendeu o público afirmando que o futuro das Universidades está na Extensão, em especial das instituições comunitárias, e usou o case da Graduação Multi da Unesc como exemplo.

“Quero conhecer a fundo a metodologia da Graduação Multi e usá-la como case em minhas palestras. Esta proposta de uma arquitetura curricular em diálogo com a sociedade, conectada à resolução de problemas reais e que coloca o estudante no centro da aprendizagem é inovadora e uma referência para a educação superior no país”, elogiou.

Para seguir relevante, apesar dos desafios mercadológicos enfrentados pela educação no país, o ex-reitor reiterou a Extensão como diferencial das IES comunitárias, pois geram valor à sociedade por meio de entregas qualificadas em todas as áreas do conhecimento.

Já Roesler trouxe a Pesquisa, a produção de conhecimento por meio da ciência, com um grande valor das instituições comunitárias. Ele também citou a Unesc como referência no segmento no país, entre as 20 melhores universidades não-estatais em produção científica.

“O capital humano engajado em pesquisa científica é pilar central do desenvolvimento. Temos grandes exemplos disso no mundo. Mas para isso é necessário ter uma economia pujante e disposta a absorver conhecimento e desenvolver tecnologia de ponta”, provocou.

Confira a Galeria de Fotos do evento

Destaques da programação do segundo dia de Fiepe:

A Ciência, a Inovação e a Tecnologia são pauta durante a 8ª edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) e foram destaque com palestras marcaram o início do segundo de programação. A abordagem das temáticas foi feita pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Marcelo Fett, e pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Pinto.

Fett falou das perspectivas do Governo com relação ao setor e apresentou o Programa Santa Catarina Inovadora, uma iniciativa que tem o objetivo de reinventar a economia catarinense a partir da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

Já o presidente da Fapesc explicou que o órgão, ligado ao Governo catarinense, orienta as pesquisas das Universidades, às aproximando da indústria para fomentar a economia, além de impulsionar os agentes de inovação como startups e Centros de Inovação do estado todo, com fomento, organização, estrutura para que se tenha sucesso no menor tempo e com a maior eficiência possível. 

 

Tarde de intenso aprendizado

Ainda entre a programação da tarde na Unesc diversas atividades promoveram o compartilhamento de conhecimento e experiências. Entre as ações esteve a palestra do pesquisador em Inteligência Artificial, Francisco Nauber Gois, que abordou o tema “Inteligência Artificial/Metaverso para a Educação”. 

Na oportunidade, Gois deixou claro que a IA pode e deve ser aliada da educação. Durante a atividade, foram discutidas ações e apresentados cases de transformação da sala de aula, com o objetivo de atrair e formar profissionais cada vez mais capacitados. Professores e especialistas da Unesc, Unifebe, Unibave, Furb, Unochapecó e Unoesc apresentaram suas experiências com relação ao assunto.

Também na temática de ações disruptivas na educação, o Fiepe contou na tarde desta terça-feira com a palestra “Inovação aberta e comunitária – O Papel da Acafe no Desenvolvimento Regional”. Quem comandou o encontro foi o publicitário, consultor de criatividade, branding, gestão de design e inovação, fundador da empresa Maka Branding e professor doutor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Leandro Werner. 

O Auditório Ruy Hulse recebeu, também na tarde dessa terça-feira, um painel sobre o processo de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte da Acafe. Durante a atividade, foram discutidas ações e apresentados cases de transformação da sala de aula, com o objetivo de atrair e formar profissionais cada vez mais capacitados. Professores e especialistas da Unesc, Unifebe, Unibave, Furb, Unochapecó e Unoesc apresentaram suas experiências com relação ao assunto.

Oficinas sobre “Introdução ao Raciocínio Lógico” e “IA na Educação” marcaram também a tarde de atividades em todo o campus da Unesc. Nesta quarta-feira as oficinas continuam a partir das 9h30min. Uma delas abordará o tema “Elaboração e escrita de artigos científicos”, com a intenção de salientar a importância da pesquisa e da escrita científica; os principais passos para realizar uma pesquisa; a estrutura básica de um artigo científico. Já a segunda é intitulada “Do you speak English?”, que tem o objetivo de proporcionar um momento de conversação em Língua Inglesa para acadêmicos dos cursos de graduação, alunos do Colégio Unesc e Cursos Técnicos e comunidade externa.

Diversas visitas guiadas ao campus da Unesc e ao Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Iparque) também encantaram os visitantes ao conhecerem diferentes espaços e projetos desenvolvidos na Universidade Comunitária de Criciúma.

Entre os destaques do último dia de Fiepe estarão as apresentações dos pitches dos cases desenvolvidos no Acafe Challenge. Equipes compostas por acadêmicos de todas as IES farão a defesa de projetos montados ao longo dos três dias. No início da tarde, após avaliação, serão premiados os melhores cases construídos coletivamente no Fiepe.

Todas as notícias sobre o Fórum podem ser acessadas no site: noticias.unesc.net/fiepe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *