Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Dia Internacional da Mulher: Curso de Direito da Unesc promove roda de conversa com convidadas especiais

Encontro abriu a programação de eventos alusivos ao Dia da Mulher (Fotos: Daniela Savi)

A história de mulheres de destaque em diferentes carreiras foram compartilhadas durante a roda de conversa organizada pelo curso de Direito da Unesc para marcar o Dia Internacional da Mulher. O encontro, que teve como tema “Mulheres na carreira jurídica. Mulheres que nos inspiram”, ocorreu no Auditório Ruy Hulse, na manhã desta quarta-feira (08/03), e abriu a programação de eventos destinados ao Dia da Mulher. Força, esperança, humildade, igualdade e inclusão foram algumas das palavras mencionadas pelas convidadas, que se disseram honradas com o convite do curso para o debate. O encontro teve a presença de acadêmicos da área de direito.

O evento já é tradicional no curso e tem como finalidade abordar reflexões em torno da data, pensar nos direitos já conquistados, mas também olhar para frente e pensar nos avanços que são necessários. Responsável pela mediação da conversa, a professora e coordenadora do curso de Direito da Unesc e procuradora jurídica da Instituição, Márcia Piazza, ficou muito feliz pelos temas abordados entre as convidadas.

“Hoje tivemos uma diversidade de participantes, com carreiras diferenciadas, a maioria centrada na área do jurídico e na área da educação. E nessa trajetória é possível ver que a mulher, hoje, já ocupa espaço, e que a solidez da carreira jurídica é uma questão firme para a mulher, mas que ainda há muitos espaços a serem conquistados. Esperamos que momentos como este possam transformar a realidade futura”, refletiu a professora.

A instituição, que tem como um dos seus valores o respeito à diversidade e à igualdade de gênero, conta com diversas profissionais dedicadas e competentes, que atuam em diferentes áreas do conhecimento e, além disso, conta com uma reitora mulher, que também é acadêmica do curso de Direito e que fez questão de ir ao local para dar um abraço em todas as participantes. 

“Fico muito feliz em ver tantas vozes diferentes e de lugares diversos se manifestarem aqui na nossa Universidade. Quero convidá-las e convidá-los para que possamos juntos superar todas essas diferenças, adversidades, desigualdades. Porque desigualdade nenhuma, nem racial, nem política, nem religiosa, nem de orientação sexual ou de gênero, é permitida ou aceita nos tempos atuais”, ressaltou a reitora. 

Luciane ainda convocou a todos para uma luta de respeito e de igualdade. “Que tenhamos, todas juntas e todos juntos, essas mesmas lutas, pelo respeito a todas as diferenças, e pela condição de igualdade que todas nós, mulheres brancas ou negras, precisamos ter na sociedade. O caminho não é curto, ele é longo, mas é trilhado por alguém, e que sejamos nós essas pessoas”, completou.

Participaram do palco de honra do debate a psicóloga e doutora em Ciências Humana da Unesc, professora doutora Giovana Ilka Salvaro; a promotora de justiça da comarca de Içara Julia Trevisan; a procuradora do Município de Criciúma Ana Cristina Soares Flores; a vice-presidente da OAB Subseção de Criciúma Rosana Guimarães Corrêa; a representante da ONG Mulheres Negras, professora Maura Martins Vicência; a pedagoga Maria Estela Costa e Silva; a presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE) Gabriela Minhos; e a representante do Centro Acadêmico de Direito Adriana Trindade.

“Hoje é um dia de muita reflexão. É olhar o passado e ver que temos a responsabilidade da manutenção desses direitos”, sublinhou Rosana, durante a sua fala. “A luta tem que continuar. Vamos incluir as mulheres negras em todos os espaços. Somos ainda muito invisíveis”, enumerou Maria Estela.

Ainda durante o bate-papo a Procuradora do Município deu um conselho aos participantes. “Não se calem. Estamos juntas. Estudem porque o conhecimento vai te levar para onde queiras estar. Não há nada que seja impossível quando nós mulheres pretendemos fazer”, reforçou Ana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *