Acadêmicos, professores e egressos do curso de Farmácia da Unesc lotaram o Auditório Edson Rodrigues nesta quarta-feira (22/03) para participar do curso ministrado pela integrante do Conselho Federal da categoria, Hortência Thierling.
Durante toda a manhã, ela abordou o tema “Consultório Farmacêutico: aspectos legais para a sua implantação”. Durante a abertura do evento, a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, destacou a grande participação registrada na palestra. “É um prazer ver a presença de tantos acadêmicos, egressos e professores tanto da Farmácia, quanto de outros cursos. Deixo o nosso agradecimento especial à Hortência que se disponibilizou em estar conosco para começarmos este ciclo de conversas sobre a nossa profissão de farmacêuticos”, relatou.
Silvia também falou do tema abordado pela conselheira. “Ainda temos o tema consultório farmacêutico muito incipiente no estado e na nossa região, por isso precisamos fortalecer a nossa profissão para conseguirmos fazer aquilo que devemos: cuidar dos nossos pacientes. Começamos a falar sobre isso neste momento, mas seguiremos durante todo o ano com esta temática em evidência para ter esta troca e saberes”, citou.
Desenvolvendo mentes
“A área da saúde da Unesc nos dá muitas alegrias porque é formada por pessoas que se dedicam em prol do ser humano, do cuidado, da prevenção e promove a transformação social por meio do saber”. A afirmação da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, diz muito sobre o trabalho desempenhado pela Universidade Comunitária do Sul catarinense e destacou a importância da relação da Instituição com o conselho e evidenciou a implantação da Graduação Multi, modelo pedagógico que promove a formação pela experiência.
“A experiência da Graduação Multi é trazer o campo profissional para dentro da Universidade, apresentar as oportunidades, sinalizar os caminhos, além de provocar os estudantes a serem protagonistas a partir de agora. É um privilégio ter a Hortência aqui e é importante que todos aproveitem as reflexões porque é isso que nos faz ser humano. Porque nós não somos Inteligência Artificial. E ser humano é olhar o campo de visão da Hortência, o campo de visão dos professores e dizer o que podemos alcançar a partir do que eles já sabem, do que eu já sei e resolver um problema no caminho. Este é o propósito da Graduação Multi: te colocar no centro da experiência, onde o protagonista e autor desta transformação é você mesmo”, citou.
A pró-reitora, Gisele Coelho Lopes ainda fez questão de parabenizar a coordenação e o corpo docente do curso pela iniciativa e destacou o protagonismo dos estudantes. “Qual a nossa função como estudante e como profissional para nos desenvolvermos diante de tudo isso que está em nossas mãos? Muito se fala em desenvolvimento sustentável e de que precisamos ser protagonistas, mas é preciso entender que o papel da Universidade é desenvolver mentes e não somente operadores. Mentes que saibam utilizar este conhecimento e transformá-lo em soluções para desenvolver o próprio meio. Cada um de vocês escolheram a Unesc como o lugar para beber da fonte correta. Beber da fonte do saber”, disse a pró-reitora, ao se direcionar aos acadêmicos.
Parceria
A palestrante Hortência Thierling, lembrou que a Unesc e o Conselho Federal de Farmácia são parceiros há pelo menos 20 anos. “Estivemos sempre juntos com a Universidade, professores e acadêmicos em muitas lutas e isso nos fortaleceu enquanto categoria. Ansiávamos há anos para que o farmacêutico, enquanto profissional de saúde, pudesse ter o seu consultório para desenvolver as áreas em que ele tem a habilitação legal, exigida pelo Conselho Federal de Farmácia e pudesse desenvolver o seu trabalho, seja na farmácia comercial ou comunitária, do Sistema Único de Saúde, no seu consultório, na farmácia hospitalar”, falou.