Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Curso de Farmácia da Unesc promove ação sobre implantação de consultório farmacêutico

Tema foi abordado pela integrante do Conselho Federal da categoria, Hortência Thierling (Fotos: Marciano Bortolin)

Acadêmicos, professores e egressos do curso de Farmácia da Unesc lotaram o Auditório Edson Rodrigues nesta quarta-feira (22/03) para participar do curso ministrado pela integrante do Conselho Federal da categoria, Hortência Thierling.

Durante toda a manhã, ela abordou o tema “Consultório Farmacêutico: aspectos legais para a sua implantação”. Durante a abertura do evento, a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, destacou a grande participação registrada na palestra. “É um prazer ver a presença de tantos acadêmicos, egressos e professores tanto da Farmácia, quanto de outros cursos. Deixo o nosso agradecimento especial à Hortência que se disponibilizou em estar conosco para começarmos este ciclo de conversas sobre a nossa profissão de farmacêuticos”, relatou.

Silvia também falou do tema abordado pela conselheira. “Ainda temos o tema consultório farmacêutico muito incipiente no estado e na nossa região, por isso precisamos fortalecer a nossa profissão para conseguirmos fazer aquilo que devemos: cuidar dos nossos pacientes. Começamos a falar sobre isso neste momento, mas seguiremos durante todo o ano com esta temática em evidência para ter esta troca e saberes”, citou.

Desenvolvendo mentes

“A área da saúde da Unesc nos dá muitas alegrias porque é formada por pessoas que se dedicam em prol do ser humano, do cuidado, da prevenção e promove a transformação social por meio do saber”. A afirmação da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, diz muito sobre o trabalho desempenhado pela Universidade Comunitária do Sul catarinense e destacou a importância da relação da Instituição com o conselho e evidenciou a implantação da Graduação Multi, modelo pedagógico que promove a formação pela experiência.

“A experiência da Graduação Multi é trazer o campo profissional para dentro da Universidade, apresentar as oportunidades, sinalizar os caminhos, além de provocar os estudantes a serem protagonistas a partir de agora. É um privilégio ter a Hortência aqui e é importante que todos aproveitem as reflexões porque é isso que nos faz ser humano. Porque nós não somos Inteligência Artificial. E ser humano é olhar o campo de visão da Hortência, o campo de visão dos professores e dizer o que podemos alcançar a partir do que eles já sabem, do que eu já sei e resolver um problema no caminho. Este é o propósito da Graduação Multi: te colocar no centro da experiência, onde o protagonista e autor desta transformação é você mesmo”, citou.

A pró-reitora, Gisele Coelho Lopes ainda fez questão de parabenizar a coordenação e o corpo docente do curso pela iniciativa e destacou o protagonismo dos estudantes. “Qual a nossa função como estudante e como profissional para nos desenvolvermos diante de tudo isso que está em nossas mãos? Muito se fala em desenvolvimento sustentável e de que precisamos ser protagonistas, mas é preciso entender que o papel da Universidade é desenvolver mentes e não somente operadores. Mentes que saibam utilizar este conhecimento e transformá-lo em soluções para desenvolver o próprio meio. Cada um de vocês escolheram a Unesc como o lugar para beber da fonte correta. Beber da fonte do saber”, disse a pró-reitora, ao se direcionar aos acadêmicos.

Parceria

A palestrante Hortência Thierling, lembrou que a Unesc e o Conselho Federal de Farmácia são parceiros há pelo menos 20 anos. “Estivemos sempre juntos com a Universidade, professores e acadêmicos em muitas lutas e isso nos fortaleceu enquanto categoria. Ansiávamos há anos para que o farmacêutico, enquanto profissional de saúde, pudesse ter o seu consultório para desenvolver as áreas em que ele tem a habilitação legal, exigida pelo Conselho Federal de Farmácia e pudesse desenvolver o seu trabalho, seja na farmácia comercial ou comunitária, do Sistema Único de Saúde, no seu consultório, na farmácia hospitalar”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *