O município de Lages tem em mãos um estudo completo que norteará as ações ambientais referentes a uma antiga área de lixão na cidade. Os levantamentos foram entregues na última semana pelos técnicos do Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais (CPEA) sob demanda e contrato com a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa).
Ao longo de seis meses de trabalho realizado por treze pessoas, divididas entre responsáveis técnicos e equipe técnica, foram avaliados diferentes compartimentos ambientais como águas superficial e subterrânea, solo, geração de gás metano, cobertura vegetal, avaliação geotécnica, entre outros aspectos.
O trabalho faz parte das soluções que o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) tem a disposição para colaborar com o trabalho dos municípios e será utilizado para avaliar a situação atual e guiar as medidas adotadas pelo município a partir do dossiê completo.
O responsável pela coordenação do estudo e apresentação à Secretaria foi o geólogo Gustavo Simão, acompanhado do engenheiro civil Tiago Urbano e do engenheiro ambiental Sérgio Luciano Galatto.