Geral

Pesquisa na Educação é tema da aula inaugural do curso de Matemática da Unesc

O professor Matheus Bernardo Silva apresentou o tema: “A relevância da pesquisa em educação na formação de professores” (Fotos:Décio Batista/Agecom/Unesc)

Despertar o interesse acadêmico para a área de pesquisas na Educação, foi o foco da Aula Inaugural do curso de Matemática, neste primeiro semestre de 2025. Para ampliar os olhares em torno do assunto e incentivar os estudantes a seguirem para esse segmento de estudo, a coordenação convidou o professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Matheus Bernardo Silva, para proferir a palestra “A relevância da pesquisa em educação na formação de professores” no encontro.

O diálogo aconteceu na noite desta quarta-feira (19/3), no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P. Segundo o coordenador da graduação, Lucas Sid Moneretto Búrigo, o tema veio por interesse dos acadêmicos da sétima fase, que pretendem ingressar em 2026 no mestrado em Educação.

“Devido a solicitação convidamos um professor Mateus, para apresentar e discutir sobre a Pesquisa na área da educação e como se dá o processo para o ingresso no mestrado. Quando nossos estudantes entram numa licenciatura, desconhecem a possibilidade de também serem pesquisadores, e pensam que  licenciatura só os habilita para a função de professor na Educação Básica. Só que é possível, conforme a vontade e o interesse de cada um, atuar no Ensino Superior, após a formação em uma pós ou mestrado, para ingressar no mundo das pesquisas”, explicou o coordenador. 

O palestrante é doutor em Educação pelo PPGE da Universidade de Campinas(Unicamp), tendo como orientador o renomado professor, pesquisador, filósofo e pedagogo brasileiro, Demerval Saviani. 

“Hoje o propósito é trabalhar a questão da importância da pesquisa em educação na formação de professores. O foco é no sentido de mostrar a necessidade de compreensão da educação, a importância da relação entre teoria e prática no ramo da pesquisa e ampliação. Ainda na abordagem, busquei demonstrar de forma mais prática o caminho para poder participar num processo seletivo e ingressar no mestrado em educação e realizar de fato uma pesquisa nesta área”, comentou o palestrante e professor Matheus. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *