Internacionalização

Unesc recebe estudantes do Programa Move La América

Duas argentinas e uma equatoriana iniciam estudos nos programas de Pós-Graduação de Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências e Engenharia. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Décio Batista e Marciano Bortolin

Pela primeira vez a Unesc recebe três mestrandas, participantes do Programa Move La América, do Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As argentinas Daniela Marina Gamboa e Maria Guadalupe Ranieri, da Universidad Nacional de Entre Ríos (Uner), da cidade de Paraná, na Argentina, ingressaram no Programa de Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS). Já a equatoriana Alison Sango, da Escuela Politécnica Nacional de Quito, irá cursar o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia (PPGCEM).

“Essa Universidade é apaixonante, um lugar que escolhemos para construir a nossa carreira. Este ambiente tem a possibilidade de proporcionar reencontros, e nós nos representamos por meio das pessoas que olham para a Unesc como um local em que possam construir a sua vida. Receber pessoas de uma terra tão distante nos faz bem”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Move La América

O Programa Move La América, é uma iniciativa do governo brasileiro, lançado no ano passado, foi criado para impulsionar e fortalecer a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) do país, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisas, atraindo estudantes de pós-graduação da América Latina e Caribe. O objetivo é criar um ambiente acadêmico mais globalizado e impulsionar a qualidade dos Programas de Pós-Graduação (PPG) brasileiros.

“Estamos felizes em receber, de uma só vez, seis estudantes para a pós-graduação, pois, em breve, chegarão mais três argentinos, que se juntarão a esta experiência. É a primeira vez que o Brasil lança este projeto e a Unesc já teve dois programas de pós-graduação contemplados”, fala a  coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade.

Bolsas para Mestrado e Doutorado Sanduíche

O programa oferece bolsas para estudantes de Mestrado e Doutorado de instituições estrangeiras, possibilitando a realização de parte dos estudos no Brasil. As bolsas são na modalidade “sanduíche”, ou seja, o estudante realiza um período de estágio, pesquisas e atividades de Extensão em uma instituição brasileira, mantendo o vínculo com sua universidade. Além disso, os mestrandos podem desenvolver pesquisas conjuntas entre o seu país e o Brasil, ampliando a cooperação científica e cultural na América Latina e no Caribe. “Queremos que sintam-se bem aqui na nossa Instituição. Que aproveitem muito este período para aproximar e intensificar as parcerias”, comenta a assessora da Diretora de Pesquisa da Unesc, Merisandra Garcia.

Cada participante do Programa, terá mensalidade gratuita, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *