Um grupo de colaboradores da Unesc participou de ação no Centro de Inovação Criciúma (Crio) com o objetivo de incluir os participantes no universo da inovação. Trata-se de um projeto coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade.
No início do evento, os participantes realizaram um tour guiado e, após conhecerem o local, assistiram a uma palestra com o agente de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, que contextualizou o papel da inovação ao longo de diferentes períodos da vida humana, por meio do tema “O que é inovação?”. Além disso, participaram das mediações, as mentoras de inovação da Aditt, Julia Daminelli e Jaqueline Bitencourt. A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, Elenice Padoin Juliani Engel, foi a responsável por concluir a participação dos colaboradores envolvidos.
De acordo com Christian Engelmann, há algum tempo se pensava em criar estratégias, processos e cursos para o público interno da Unesc.
“Pensamos esse encontro para ser algo simples, sem complexidades, mas efetivo. Trouxemos os colaboradores para dentro da nossa casa, falamos dos conceitos iniciais do que é inovação e apresentamos o que fazemos de inovação”, pontua.
Ações constantes
A responsável pelo Setor de Capacitação e Desenvolvimento do DDH, Fernanda Medeiros, explicou que existem ações para capacitar os colaboradores ao longo do ano, por meio do programa interno PRO-ADH.
“Nós temos eixos por meio dos quais trabalhamos as capacitações. Um deles é a inovação, e então entra essa formação de hoje para os colaboradores. Para apresentar as novidades e o que a Unesc faz nesta área, para que eles conheçam mais, se interem desses assuntos e possam avaliar com esse pensamento inovador”, destaca.
Ainda de acordo com Fernanda, a intenção é que os colaboradores se envolvam nesse propósito que é a inovação e, possam, além de propor melhorias para os respectivos ambientes de trabalho, trazer nas atividades o sentimento e pensamento inovador.
Ao todo, cerca de 20 pessoas participaram da primeira edição do projeto. Fernanda ressalta ainda que outras pessoas terão a mesma experiência no dia 17 de setembro.