Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Jornada Científica de Medicina da Unesc inicia com foco no estudo da Atenção Primária

Evento acontece de forma virtual paralelamente ao Simpósio Multiligas (Fotos: Reprodução)

A atuação médica na Atenção Primária é o foco dos estudos dos acadêmicos do curso de Medicina da Unesc nesta quarta e quinta-feira (3 e 4/11) na 17ª Jornada Científica e 5º Simpósio Multiligas. Os eventos, realizados de forma 100% virtual, estão sendo transmitidos pelo canal da Unesc TV no YouTube, com início no final da tarde desta quarta-feira (3/11). A abertura do encontro contou com a presença de autoridades do curso e da Unesc, sucedida pela palestra do residente em Medicina de Família e Comunidade da Universidade, Lucas Thiago Borges.

Ao longo das noites de evento estarão na pauta dos encontros a regulação dos serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS); a avaliação e o manejo de pacientes com Diabetes Melitus na UBS; o que o clínico precisa saber sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); a abordagem de casos de depressão e a ansiedade na Atenção Básica; a obesidade e dislipidemia, dores crônicas, dores de cabeça, manifestações oculares de doenças sistêmicas e as dermatoses mais frequentes nas Unidades Básicas de Saúde, assuntos elencados como recorrentes e importantes para a realidade atual.

Colocar em prática mais uma edição da Jornada Científica e do Simpósio Multiligas, ambos eventos consolidados e que comprovam a grande parceria do Centro Acadêmico e das ligas do curso, para a coordenadora da graduação, Maria Inês da Rosa, é motivo de orgulho, em especial com a escolha de tema tão pertinente. “A Atenção Básica funciona como filtro capaz de organizar o fluxo do sistema de saúde, do mais simples ao mais complexo. É muito satisfatório que os estudantes promovam, portanto, evento com essa temática na busca pela melhor qualificação, reflexão, aprendizagem e troca de experiências”, salientou na abertura.

Para a pró-reitora Acadêmica da Instituição, Indianara Reynaud Toreti, a consolidação do curso de Medicina e de seus eventos é fruto de uma longa história e longo trabalho coletivo com intensa participação de lideranças estudantis. “Deixo, em nome da gestão, a gratidão a todos os alunos e professores, estes que, sobretudo em tempos de pandemia, souberam articular muito bem e exercer a docência com maestria formando profissionais de excelência, preocupados com o cenário e prontos para fazer a diferença. Prova disso é a escolha do assunto para nortear o evento. Escolha muito feliz e necessária pelos desafios que a atenção primária já tinha e que foram muito agravados com a pandemia”, destacou.

A coordenadora dos cursos da área da saúde, Graziela Amboni, prestigiou a abertura e, enquanto psicóloga, também se posicionou sobre o assunto a ser abordado. “A atenção primária é onde as pessoas chegam primeiro e precisam receber um olhar acolhedor, aquilo que o médico diferenciado sabe oferecer”, comentou, desejando dias de excelente aprendizado aos participantes.

Os estudantes do curso de Medicina e a equipe organizadora dos eventos foram representados na abertura oficial pela vice-presidente do Centro Acadêmico Sérgio Alice, Maria Luiza Frare Peck.

Os profissionais convidados para palestrar nas noites de Jornada, a quem a organização estendeu os agradecimentos, foram os médicos Ronald Barroso, João Filipe Caciatori, André De Luca, Nathália Telesse Barreto, Renato Matos, todos na noite desta quarta-feira, e Thaís Areias, João Henrique Araújo, Fernando Topanotti, Gabriela Zambom e Luana Rocha, na programação de quinta-feira (4/11).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *