Com o objetivo de promover a integração entre os estudantes, incentivar a prática esportiva e reunir diversos cursos e atléticas, foi realizada na noite dessa quinta-feira (6/06) a cerimônia de abertura dos jogos do 1º Intercursos Unesc/Diretório Central dos Estudantes (DCE) 2024, no ginásio de esportes José Antônio Carrilho.
Dezoito atléticas participarão das competições, que abrangem quatro modalidades: handebol, futsal, vôlei e basquete. Durante o evento, que acontecerá neste sábado e domingo (8 e 9/06) na Universidade, as equipes concorrerão a troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar, além de medalhas.
Durante a cerimônia de abertura, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, declarou abertos os jogos do Intercurso Unesc 2024, ressaltando a importância dos movimentos estudantis como reflexo do comprometimento diário da instituição.
“O momento é especial, e todos os movimentos que envolvem os estudantes refletem os resultados do que a Instituição faz todos os dias. Desejo momentos de confraternização durante o evento e que todos possam se integrar e comemorar os resultados, e lembrar que a verdadeira vitória é estar entre amigos”, pontuou a reitora.
O presidente do DCE da Unesc, Caion Alves Rodrigues, expressou gratidão por liderar a organização do Intercurso. “Estou grato pela participação dos estudantes e de todos que estão engajados neste movimento. Poder trazer novamente os jogos entre as atléticas, algo que não ocorria há seis anos, é motivo de grande satisfação. Espero que o primeiro Intercurso da Unesc seja uma semente que será cultivada. Que nos próximos anos tenhamos mais sucesso e mais competições”, ressaltou Caion.
O tesoureiro do DCE e presidente do Centro Acadêmico de Nutrição, Leandro da Silva João, compartilhou suas expectativas para o evento. “O Intercurso é uma das formas de fortalecer os laços entre o DCE e os estudantes, além de promover o esporte. Mais do que competição, o evento busca fortalecer os vínculos”, destacou Leandro.
Causa Social
Uma das propostas do movimento estudantil foi arrecadar fundos para uma causa social, enfatizando o compromisso da Universidade com a responsabilidade social. Segundo o secretário do DCE, Mateus Córdova, foram arrecadados meia tonelada de alimentos e R$ 4 mil, que serão doados para o Rio Grande do Sul.