Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Parceria com universidade espanhola de Alicante reforça política de Internacionalização da Unesc

Instituto Universitário de Estudios Sociales de América Latina será instalado no campus (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Os prós-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão e Administração e Finanças, Gisele Coelho Lopes e José Otávio Feltrin, respectivamente, receberam na tarde de quinta-feira (9/05), na sala de reuniões da reitoria, representantes da Universidade de Alicante, na Espanha, para o estreitamento das parcerias e a instalação de uma unidade do Instituto Universitário de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), no campus.

Por intermédio do professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Alcides Goularti Filho e a coordenação, estiveram visitando a universidade, o secretário acadêmico e professor, Javier Vidal Olivares e a professora titular da Universidade de História e Instituições Econômicas, da Maria Candelária Saiz Pastor.

“Estamos neste encontro concretizando uma trajetória de várias ações entre Alicante e a Unesc. A vinda dos professores Ravieri e Candelária culmina em atividades em parceria como professores visitantes, webinários, bancas e orientações acadêmicas, entre outras. Destaco aqui duas importantes atividades que estamos planejando: a Cotutela, que consiste em estimular os estudantes a irem para a Espanha, e a criação da sede do IUESAL, aqui no campus. O que estamos realizando aqui é um processo que iniciou desde 2020, após a nossa estada na Espanha, como professores visitantes, quando eu e a professora Jane realizamos essa aproximação” explicou o coordenador do PPGDS.

O que é Cotutela?

A Cotutela ou Dupla Diplomação/Titulação, é a modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante regularmente matriculado na Pós-Graduação Stricto Sensu, em Mestrado ou Doutorado, obter, concomitantemente, o título de Mestre ou Doutor emitido pela Unesc e por uma Instituição de Ensino Superior estrangeira.

Inauguração

Segundo Goulart, a visita vem fortalecer a união com Alicante. “Ao longo desses quatro anos foram ocorrendo atividades como orientação, webinar, co-orientações e bancas. Agora estamos alinhando a abertura do escritório do Instituto, que acontece na próxima terça-feira (14/05), na sala do PPGDS. Na oportunidade, também assinamos a Carta de Compromisso, que vai aproximar ainda mais as duas universidades”, concluiu

Reforçando a política de Internacionalização, implantada pela atual gestão da Universidade, a pró-reitora Gisele destacou que esse processo fortalece a imagem da Unesc no contexto global. “As cooperações com outras universidades estrangeiras são fundamentais para nós. Hoje está sendo com a Universidade de Alicante, em fase de consolidação da parceria. Recentemente firmamos acordo com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), de Portugal. Temos muitas novidades vindas por aí pelos próximos dias e acreditamos que o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, por meio dessas parcerias, será cada vez mais presente na nossa Instituição”, avaliou a pró-reitora, destacando a honra que será contar com uma sede do Instituto na Unesc.

Os professores espanhóis estão na Unesc trabalhando em parcerias com o PPGDS e com o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), principalmente para firmar os convênios de cotutelas, acordos de orientação conjunta em defesa de teses de doutoramento e também para promover investigação conjunta que envolve a realização de conferências, workshops e de seminários internacionais.

“Com uma unidade do Instituto aqui, teremos dois pontos fundamentais nesta parceria. A Unesc nos proporciona a existência de um gabinete de colaboração institucional e a Universidade de Alicante, através do Instituto, terá representação permanente no campus, em temas que nos parecem que devemos promover a cooperação, o desenvolvimento e às relações internacionais entre dois países”, comentou o assessor acadêmico da Universidade de Alicante, Olivares.

A Universidade de Alicante já mantém uma unidade do Instituto Universitário de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no campus Castanhal.

Também participaram da reunião a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sonego, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ismael Gonçalves Alves, o coordenador e a coordenadora adjunta do PPGDS, Dimas de Oliveira Estevam e Giovana Ilka Jacinto Salvaro, a coordenadora do PPGE, ngela Cristina Di Palma Back, a professora do PPGE, Giani Rabelo e a coordenadora  e assessora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, Cinara Ludvig Gonçalves.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *