Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Engajada, voluntária de Canoas intensifica esforços na triagem de donativos na Unesc

Doações estão sendo recebidas na Universidade e encaminhadas ao Rio Grande do Sul. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

As recentes enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul, deixam um rastro de destruição e desespero. No entanto, em meio ao caos, histórias de solidariedade e esperança surgem, destacando a força da comunidade em momentos de adversidade.

Um desses relatos é da moradora de Canoas, no estado gaúcho, Roberta Zuanazzi Hahn. Ela, que é professora de História, está em Criciúma desde a última semana e, na Unesc, participa da mobilização organizada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) para ajudar as comunidades afetadas pelas enchentes. 

Apenas na mobilização feita pela Unesc desde a última semana já foram arrecadadas 25 toneladas de mantimentos, além de roupas, ração, fraldas e produtos de higiene. Em todo o estado a mobilização da Acafe já soma mais de 114 toneladas de doações.

Apoio de quem sente na pele

Roberta, que é natural de Criciúma, mudou-se para Canoas em 2009 para lecionar na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório. No entanto, sua vida foi virada de cabeça para baixo quando as águas da enchente inundaram sua casa e o bairro onde morava.

“A cidade de Canoas está embaixo da água, incluindo o bairro onde moro, a escola em que trabalho também. Os alunos foram resgatados de lancha. Vim para Criciúma na quinta-feira porque as aulas haviam sido canceladas, mas nunca imaginei que a cidade ficaria desse jeito”, disse ela, ressaltando a necessidade urgente de água, cobertores e outros suprimentos essenciais.

“Estou triste, mas isso faz parte de todo esse processo de luto. Não estou lá na cidade onde moro, mas estou em contato direto com as pessoas e com os meus alunos”, compartilhou Roberta, descrevendo a dor de testemunhar a devastação à distância.

Mesmo diante de tudo, ela decidiu agir e se juntou a outros voluntários na Unesc, onde os donativos estão sendo recebidos, embalados e encaminhados para as famílias atingidas. “Eu soube dessa ação e vim ajudar. Pensei como posso contribuir estando aqui”, explicou ela, enquanto separava umas peças de roupas, no Ginásio José Antônio Carrilho, local da triagem.

Roberta ressaltou a importância de manter uma corrente de solidariedade e ajuda contínua. “Agora é reconstruir e dar apoio”, afirmou.

“Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta uma das piores crises de sua história, relatos como a de Roberta e de todos que estão contribuindo, ajudando, auxiliando, se voluntariando, servem como um lembrete poderoso da resiliência e da solidariedade humanas, que transcendem as piores tragédias. Em meio à escuridão, a luz da esperança brilha mais forte do que nunca”, disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

 

Doação de medicamentos

Nas Clínicas Integradas da Unesc uma mobilização especial também está sendo realizada para arrecadação de medicamentos. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir levando medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses. As doações podem ser entregues nas Clínicas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além dos alimentos não perecíveis, itens como água mineral, leite em caixa, lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores, produtos de higiene pessoal e limpeza, principalmente rodos e vassouras, baldes, luvas de borracha, absorventes, escovas de dentre e creme dental, mamadeiras e fraldas, brinquedos, ração para pets, entre outros, estão entre os de maior prioridade.

 

 

Pontos de coleta

Os donativos ainda podem ser entregues no Bloco Administrativo, localizado ao lado do terminal do bairro Pinheirinho, bem como nos supermercados Giassi (Centro e o de Santa Bárbara) e no Metropolitan Business Center.

Na região Sul, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans, também está engajado na importante ação solidária. Por lá, três locais foram designados como pontos de arrecadação. Caixas estarão disponíveis na biblioteca, no hall principal e na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans. A campanha segue, pelo menos, até o dia 17 de maio.

 

Voluntários

Quem tiver interesse em ser voluntário para auxiliar na triagem e organização dos donativos que serão enviados às áreas afetadas pode se cadastrar por meio deste link: https://forms.gle/b63Gw3D5ikgxnHyX8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *