Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Colégio Unesc promove visita de estudos à aldeia indígena Tekoá Marangatu

Ação busca promover ensinamentos de respeito à diversidade cultural e contribuições dos povos indígenas para a identidade brasileira. (Foto: Divulgação/Agecom/Unesc)

Alunos das quintas séries do Colégio Unesc viveram uma experiência única na última semana. Os jovens tiveram a oportunidade de explorar e compreender as influências e ensinamentos da arte e cultura indígena na sociedade, por meio de uma saída de estudos para a Aldeia Tekoá Marangatu, localizada em Imaruí. 

Durante a visita, os jovens estudantes puderam interagir com membros da comunidade por meio de atividades práticas relacionadas à arte e cultura indígena. 

O objetivo, conforme a professora do componente curricular Arte, Francini Nazário, foi proporcionar uma imersão significativa que permitisse aos alunos compreender a importância desses ensinamentos para a sociedade. “Ao longo da visita, os alunos foram estimulados a observar, questionar e refletir sobre as diferentes manifestações culturais, como danças, músicas, artesanato e pinturas, buscando identificar os valores, tradições e saberes transmitidos pela comunidade indígena”, relata.

De acordo com Francine, a partir da oportunidade, é esperado que os alunos sejam capazes de expressar percepções e aprendizados, relacionando as experiências vivenciadas na aldeia com os conteúdos estudados em sala de aula sobre as influências e ensinamentos indígenas para a sociedade.

Ao chegar na aldeia, alunos e professores fizeram um passeio pelo espaço. Entre os destaques identificados como exemplo pela equipe responsável pelo projeto, estiveram momentos como visita à uma cachoeira, à casa de reza e à escola da Aldeia. “Retornando à escola, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com as lideranças e conhecer um pouco mais da cultura.Os alunos levaram ainda seus cadernos para criar registros em formato de desenhos, esquemas e escritas sobre a saída de estudos. ”, acrescenta Francine.

Ao fim da visita os estudantes foram convidados pela liderança da Aldeia a fazer uma pintura no rosto. Foi explicado que as pinturas possuem significados, proteção para meninos e meninas. As crianças conheceram e adquiriram a produção artística da comunidade em forma de artesanato. O momento encerrou com a apresentação do coral.

Além da professora de Arte, as professoras pedagogas Aline Locatelli e Raquel Pagani colaboraram com a proposta e darão sequência à temática no segundo trimestre junto aos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *