Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Clínica Escola de Enfermagem realiza capacitação sobre diabetes

Em média, 25 participantes, entre estudantes do estágio e residentes multiprofissionais, participaram da qualificação(Fotos: Vanessa Clarinda/Agecom/Unesc)

Com o intuito de aprofundar o entendimento sobre os aspectos relacionados ao tratamento do diabetes, o Programa de Auto Monitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC), da Clínica Escola de Enfermagem da Unesc realizou uma capacitação nesta semana.

A responsável técnica pelo Programa de Auto Monitoramento Glicêmico, a farmacêutica Mylena Mozer, palestrou sobre aspectos relacionados à gestão do diabetes. Os tópicos incluíram informações sobre a administração da insulina, os diferentes tipos, métodos de acesso aos medicamentos e insumos, além dos procedimentos de dispensação e os prazos de validade dos produtos.

Ainda na apresentação, Mylena enfatizou a importância de uma gestão eficaz para a saúde dos diabéticos. “Estratégias para instruir os pacientes sobre os métodos de autoavaliação e o uso correto dos medicamentos são essenciais para a compreensão aprimorada da doença. Fornecer informações precisas para os acompanhantes também é necessário para garantir o suporte adequado aos indivíduos afetados”, completou a técnica.

A enfermeira residente em Saúde Coletiva, Laís Cardoso Possa, ressaltou a importância da temática discutida. “Adquirir conhecimento sobre pacientes com diabetes, a fim de auxiliá-los tanto nas dúvidas quanto no acolhimento, foi um valioso aprendizado”, considera a participante.

Experiência e empatia 

A professora do curso de Enfermagem da Unesc, Maria Salete Salvaro, presta atendimento aos pacientes na Clínica Escola de Enfermagem, em conjunto com toda a equipe multiprofissional. Ela reforçou a importância do objetivo da consulta de enfermagem para pacientes diabéticos.

“No atendimento do programa, realizamos alinhamentos para garantir uma comunicação uniforme. A consulta de enfermagem é um instrumento específico e essencial para o enfermeiro, cujo objetivo é identificar situações de saúde e doença e, em seguida, implementar ações de cuidados ao paciente de maneira humanizada, ética e holística”, pontuou Maria.

Com vasta experiência na área de atuação, a professora demonstra orgulho ao participar de formações e capacitações para acadêmicos e profissionais. Durante a palestra, Maria sublinhou a importância da empatia na rotina de uma consulta. Com uma maca levada para a sala, a profissional interagiu com os participantes e demonstrou na prática as formas de avaliar um paciente diabético.

“Conduzir exames físicos com respeito; realizar avaliações dos pés; abordar de forma abrangente durante a consulta de enfermagem; agendar pacientes conforme as demandas para oferecer um atendimento mais eficaz; praticar uma escuta qualificada como parte da cultura da enfermagem são experiências que compartilhamos durante as capacitações, e visam melhorar o cuidado prestado aos pacientes dos programas de Auto Monitoramento glicêmico”, acrescentou Maria.

Abrangência da capacitação

A coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem, Zoraide Rocha, relembrou com afeto que o programa está presente na Universidade há 13 anos, tendo sido implementado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. Ela salienta que o projeto oferece atendimento mensal a aproximadamente dois mil pacientes do município de Criciúma. 

“O programa de Auto Monitoramento Glicêmico Capilar conta com uma equipe multiprofissional dedicada ao cuidado da saúde de pessoas com diabetes mellitus gestacional, tipo 1 e tipo 2, e incluem aquelas que necessitam de insulina”, informou Zoraide.

A coordenadora acrescentou que as atividades são realizadas regularmente pelo PAMGC. “O programa atende pacientes diabéticos e familiares que utilizam insulina  mensalmente. A cada duas semanas, são realizadas atividades integrativas com acompanhantes e pacientes recém-admitidos no programa, ou aqueles que ainda não se adaptaram ao uso de insulina, ou que têm dúvidas e desejam participar dos grupos de orientação”, comunicou.

Ampliação do alcance 

O programa de atenção a indivíduos com diabetes abrange também aqueles transplantados, pacientes com doença renal crônica e pacientes com câncer de pâncreas que necessitam monitorar precisamente seus níveis de glicose, mediante encaminhamento médico. Além dos grupos de orientação, também é disponibilizada uma sala de espera, uma iniciativa proposta pelos residentes da equipe multiprofissional, professores e acadêmicos da Clínica Escola de Enfermagem.

O evento não se restringiu apenas aos profissionais do PAMGC, mas também abrangeu os residentes do Núcleo de Prevenção de Violências (Nuprevis), do SOS Unesc para primeiros socorros no campus, do Ambulatório de Feridas, do Serviço de Imunização e do Serviço de Atendimento à Pessoa com Estomia. Além disso, envolveu acadêmicos do décimo período do curso de Enfermagem em estágio supervisionado (ESU), bem como residentes internos e externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *