Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Crianças aprendem sobre meios históricos de comunicação com o Cedoc Unesc

Atividade proporcionou novos saberes a alunos da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (Fotos: Cedoc Unesc)

O Centro de Memória e Documentação da Unesc (Cedoc), visitou a Escola Municipal Angelo de Luca, localizada em Criciúma. Trata-se de uma atividade conjunta realizada com a professora de história da escola visitada, Renata Nascimento.   

A professora e historiadora do Cedoc, Liziane Acordi acompanhada do estudante Almir Souza, estagiário do setor, liderou a atividade voltada para uso e preservação de fontes de comunicação eletrônica como fitas cassete, VHS, e disquetes. Os representantes do Cedoc puderam conversar também com a turma o profissional historiador.

Conforme a professora Liziane, muitas crianças não conheciam tais meios de comunicação.“Embora sejam recursos recentes, os alunos se surpreenderam, pois uma boa parte desconhecia ou teve contato com esses materiais. Os historiadores frequentemente utilizam uma combinação de diferentes fontes para obter uma compreensão de um determinado evento ou período histórico”, destaca. 

Ainda de acordo com a professora do Cedoc, os bancos de dados digitais e software de análise de dados, têm transformado as pesquisas históricas. No entanto, lembrou que essas ferramentas podem se tornar obsoletas à medida que novas tecnologias e métodos de análise surgem, exigindo que historiadores se adaptem e atualizem suas habilidades e práticas de pesquisa.

Ela afirma que a obsolescência da tecnologia tem implicações significativas para o campo da história, afetando desde a preservação e acesso a fontes primárias até a interpretação e pesquisa histórica.

“Os historiadores devem estar atentos às mudanças tecnológicas e suas consequências para garantir que possam continuar a acessar, interpretar e compartilhar o conhecimento histórico de maneira eficaz e precisa. Por isso, trabalhar com esse tipo de fonte se faz tão necessário e atual na sala de aula”, concluiu.

Ao todo, 39 crianças do Sexto Ano matutino participaram da ação ocorrida na manhã de segunda-feira (19/03).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *