Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Crianças com altas habilidades cognitivas fazem experimentos nos laboratórios da Unesc

Crianças do projeto Gifted viveram momentos de inserção científica durante visita à Unesc nesta semana. O grupo formado por sete crianças e uma professora desfrutou da ampla infraestrutura que o campus oferece à comunidade participando, inclusive, de aulas práticas com a realização de diversos experimentos científicos.

O projeto Gifted recebe, no contraturno escolar, crianças e adolescentes de quatro a 15 anos que possuem altas habilidades cognitivas. Para a professora e Neuropsicopedagoga, Juliana Canarim, a intenção da visita à Universidade é estimular o desejo dos pequenos pela pesquisa.

“Nós trabalhamos com crianças com altas habilidades e superdotação, estimulando o talento e o campo emocional para que elas lidem melhor no campo escolar. Esse é o nosso diferencial”, destacou Juliana. 

Os alunos iniciaram as práticas científicas pelo Laboratório de Práticas de Ensino de Ciências, com as orientações da coordenadora do espaço, Zenaide Pais Topanotti, e da professora do curso de Ciências Biológicas, Mainara Figueiredo Cascaes.

 

Mão na massa 

No Laboratório de Ciências Biológicas, os pequenos aprenderam conceitos relacionados à química, física e biologia. Na hora de colocar a mão na massa, realizaram um experimento que possibilitou a verificação de DNA extraídos de uma banana. 

Um dos visitantes foi o aluno João Gabriel Gomes de Souza, de 10 anos. “Eu achei tudo muito legal, mas o que mais me chamou atenção foi aquele que tinha uma luz de infravermelho. Com ele consegui compreender como ajuda o funcionamento da internet”, disse.

A visita dos pequenos encerrou no fim de tarde com alegria nos corredores do Bloco R2, que abriga o Laboratório de Física. No local, eles foram recebidos pelo professor do curso de Física  Márcio Just, que falou sobre fenômenos da natureza percebidos no dia-a-dia. 

Para uma demonstração, Just utilizou um pedaço de cano que continha dois balões de tamanho e cor diferentes e uma válvula do tipo abre e fecha no centro. Ao fim, o professor apresentou um enorme canhão de fumaça, chamado de “Canhão de Vórtice de Fumaça”. 

“É uma forma de despertá-los para a ciência e tecnologia, mesmo que eles não se tornem cientistas, devem aprender esses conceitos para lidarem com a vida”, salientou Just.

 

O projeto Gifted 

Pedagoga e Neuropsicopedagoga Juliana Canarim utiliza o microscópio para verificar o resultado das experiencia realizadas pelas crianças.

A professora Juliana explica que para participar do grupo a criança precisa passar por uma consulta com o psicólogo do projeto que irá avaliar as eventuais habilidades da criança, por meio da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) – um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças entre seis a 16 anos. “Há vários tipos de habilidades, como acadêmico, criativo, produtivo, artes, ciências ou física, por exemplo”, destacou.

Escolas que tenham o interesse de realizar visitas com aulas práticas no Laboratório de Ciências Biológicas da Unesc podem entrar em contato pelo e-mail cbiologicas@unesc.net. Já para o visitar o Laboratório de Física é necessário se comunicar pelo endereço labsaude@unesc.net.

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Relacionamento da Universidade pelo telefone 3431-2554 ou pelo e-mail relacionamento@unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *