Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Projeto “Canteiros de Obras” tem
foco na saúde do trabalhador

Atividade de Extensão visa transformar realidades por meio das vivências dos profissionais nos canteiros de obras (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Com a união da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), em parceria com os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Fisioterapia, teve início na tarde desta sexta-feira (10/11), o projeto de Extensão “Canteiro de Obras: área de trabalho, vivência e aprendizagem”, que tem a proposta em trabalhar para solucionar as dores recorrentes dos trabalhadores da construção civil.

“Vamos trabalhar com a segurança e a ergonomia do trabalho, além de buscarmos dados para a interpretação de um canteiro de obra. Esse projeto pressupõe, com expertise da Universidade, por meio dos nossos bolsistas e docentes, tratar desse assunto através de diálogos, troca de ideias e exercícios práticos. A ação visa a saúde e a qualidade de vida desses profissionais”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Evelise Chemale Zancan.

A parceria com o Sinduscon foi firmada, conforme Evelise, após uma reunião na sede do sindicato, realizada em julho deste ano, quando o projeto foi aprovado pelos empresários do setor. Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sonego, avalia como promissora essa parceria. 

“A execução desse projeto de Extensão visa o cuidado com a saúde do trabalhador, por meio do olhar à ergonomia, saúde mental e segurança do trabalho. Essa união nos permite colocar em prática a nossa missão institucional de fortalecer a Extensão universitária, aproximando as nossas acadêmicas para essa troca de experiência com os trabalhadores. Agradeço especialmente às empresas que enviaram seus colaboradores para o nosso campus, propiciando a aproximação e a vivência acerca do dia a dia da construção civil. Isso fortalece os vínculos da Nossa Universidade Comunitária com a sociedade”, enalteceu.

O presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei, está muito satisfeito com a parceria. “Desenvolver esse projeto é muito importante para nós, porque um dos pilares que defendemos é a qualificação e bem-estar dos nossos colaboradores. Esse projeto que envolve o canteiro de obras, é bacana e mostra o engajamento que a Universidade tem com a comunidade de uma forma direta”, observou.

O projeto está incluso no programa Ciência na Comunidade, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex). Conforme o coordenador do Programa e assessor da pró-reitoria, Douglas Leffa, a atividade é justamente o que a política da Universidade prevê nos âmbitos de Extensão e Inovação, ou seja, levar para a comunidade os conhecimentos acadêmicos buscando contribuir com a comunidade no geral.

Fazem parte do projeto as alunas extensionistas Bianca Junkoscki Nagel, Leticia Sabrina Lippinski e Maria Eduarda Nunes e ainda os professores extensionistas Aline Eyng Savi, do curso de Arquitetura e Urbanismo, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, de Engenharia Civil,.e Willlans Cassiano Longen, da graduação em Fisioterapia.

Conforme Letícia, acadêmica da sexta fase de Arquitetura e Urbanismo, é importante participar do projeto pela oportunidade de troca de experiências. “Nós, acadêmicos, repassamos os conteúdos teóricos para eles, e ao mesmo tempo, os trabalhadores nos trazem seus conhecimentos e experiências de dentro do canteiro de obras. É uma troca muito interessante, eles se capacitarem, mas também nós, enquanto alunos, aprendendermos com a prática deles. Temos a teoria adquirida na sala de aula e o projeto nos traz conhecimentos que vamos experimentar depois de formadas”, avaliou.

Representando os trabalhadores da Engenharia Castanhel, Bruna Bittencourt Desessards, técnica em Segurança do Trabalho, gostou do que vivenciou neste primeiro encontro. “A tarde foi bastante produtiva, pois é sempre importante estar falando sobre segurança do trabalho. É de fundamental importância conscientizar os trabalhadores a realizar suas atividades dentro dos protocolos seguros”, comentou.

Para o carpinteiro da Construtora Perego, Hamilton Pereira, a avaliação pelo encontro foi nota 10. “Gostei muito porque tudo que aprendemos aqui é bom para o nosso bem estar. Gostei de tudo e vou repassar aos meus colegas de trabalho tudo que aprendi”, pontuou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *