Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Dois projetos da Unesc figuram em destaque em premiação do Conselho Nacional de Justiça

Farmácia Escola e Pamif conquistaram primeiro e segundo lugar na categoria “Empresas e Sociedade Civil Organizada”_

O caráter comunitário da Unesc é demonstrado a cada instante, em cada mão estendida para auxiliar a sociedade onde está inserida. Isso é ainda mais evidente nos diversos projetos de Extensão nos bairros; atividades; contribuição com o desenvolvimento socioeconômico; atendimentos em saúde; reconhecimentos. 

E é justamente com dois projetos voltados à saúde que a maior Universidade Comunitária do Sul catarinense foi reconhecida com o primeiro e o segundo lugar no Prêmio Justiça e Saúde 2023, reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça. Os projetos de destaque são a Farmácia Escola e o Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif), ambos já tradicionais e que contribuem sobremaneira com a comunidade regional.

Na avaliação dos jurados, as médias obtidas pelos projetos Farmácia Escola foram 65,7 e o 55,2, ambas no eixo temático práticas voltadas às ações de fortalecimento da cidadania pela promoção da segurança jurídica, processual e institucional da sociedade nas demandas de saúde, da categoria “Empresas e Sociedade Civil Organizada”.

“A Farmácia Escola e o Pamif da nossa Universidade desempenham papel fundamental na formação de farmacêuticos qualificados e na promoção da saúde da comunidade. O reconhecimento por meio do Prêmio Justiça coroa este lindo trabalho. No momento em que completa 55 anos de existência, a nossa Unesc reforça o caráter comunitário em diversas frentes, e neste caso em especial, na saúde”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que acrescenta: “Temos muito orgulho desses importantes serviço prestados. Parabéns a todos os envolvidos que contribuem com o desenvolvimento dos trabalhos que resultaram nos prêmios nacionais”.

Para a coordenadora das Clínicas Integradas da Unesc, Carine Cardoso, esse é um reconhecimento à altura de tudo o que a Universidade entrega em serviços de saúde para a comunidade. “Quanto orgulho estamos sentindo. Nossa Unesc tem projetos que contribuem sobremaneira para a comunidade. Nós temos exemplos diante de nossos olhos todos os dias e isso por si só é muito gratificante, mas tenho certeza que uma premiação em nível nacional como essa dá ainda mais gás para nossas equipes seguirem dando seu melhor”, pontua.

 

Farmácia Escola

O serviço premiado é uma parceria entre a Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma. Ele foi criado com o objetivo de qualificar a assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em todo o estado e no país. Neste segundo semestre o espaço passou por obras e, em setembro, teve oficializada a reinauguração, passando a contar com uma estrutura ainda mais bem equipada. 

Atendendo mais de 4,5 mil pacientes, a Farmácia Escola entrega número de medicamentos equivalente a R$ 822,9 mil mensalmente e, ao longo desses 14 anos de existência, já colaborou ativamente na formação de 1,2 mil acadêmicos.

Atualmente, a Farmácia Escola totaliza cinco mil processos administrativos, número que representa o triplo do atendido no início das atividades e que demonstra a importância do serviço.

 

À disposição

A iniciativa prevê o fornecimento de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que se trata de uma estratégia de acesso a medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, com linhas de cuidado definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

Qualquer morador de Criciúma pode solicitar o medicamento, independentemente de classe socioeconômica. Para isso, o remédio prescrito deve fazer parte da lista de medicamentos disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para receber o medicamento, o paciente deve fazer uma solicitação por meio de um processo administrativo aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde. Para abertura desse processo, o paciente ou responsável deve comparecer na Farmácia Escola entre as 13h30min e 17h.

 

Atenção Materno-Infantil e Familiar

Há 18 anos em atividade, o Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif) tem o objetivo de capacitar famílias nos aspectos emocionais relacionados à chegada de uma criança e conscientizar sobre o papel de cada membro na construção de um ambiente familiar saudável.

O programa oferece orientações práticas e contribui para o bem-estar físico das gestantes com atendimentos 100% gratuitos. “Por meio dele, viabilizamos uma oportunidade valiosa não apenas para as mães, mas também para todos os membros da família, enfatizando que as responsabilidades devem ser compartilhadas e não dedicadas apenas à mãe. A inclusão do pai e outros membros da família é uma forma de conscientização para que a mulher não se sinta sobrecarregada”, reforça a coordenadora Ariete Inês Minetto, responsável pelo projeto e pelo curso de Fisioterapia da Universidade.

Entre as atividades propostas do Pamif estão sessões de yoga; discussões em grupo; e exercícios de fisioterapia aquática, que ocorrem nas Clínicas Integradas da Unesc, proporcionando uma infraestrutura adequada para esses encontros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *