Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Comunidade de Aprendizagem realiza quinto encontro

Psicóloga trouxe reflexões sobre as diferentes formas de aprender. (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Professores da Unesc participaram do quinto encontro da Comunidade de Aprendizagem, projeto integrado à Formação Permanente de Professores e promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Assessoria Pedagógica. O evento ocorreu na tarde dessa quinta-feira (19/10), no Bloco XXI B.

O ponto central da reunião foi uma palestra ministrada pela psicóloga Cristina Adriana Rodrigues Keri, que liderou uma discussão sobre um elemento considerado de extrema importância para a eficácia do ensino: “o investimento nas relações interpessoais na construção de vínculos”.

Ela enfatizou a importância de criar um ambiente em que os acadêmicos se sintam confiantes. “Que estejam próximos o suficiente para serem autênticos, a ponto de fazer perguntas quando não compreendem, compartilhar suas curiosidades e promover reflexões”, apontou.

Durante essa reflexão conjunta, foram explorados vários fatores, incluindo o papel do professor, do estudante e a dinâmica dos vínculos estabelecidos. Também se discutiu a influência da intensidade das relações nesse processo, bem como estratégias para entender e mediar essas interações de forma eficaz.

Conforme a assessora pedagógica Ioná Vieira Bez Birolo, a tarde serviu também para discutir sobre as variadas abordagens da aprendizagem e, nesse contexto, a importância de considerar não apenas as distintas maneiras de aprender, mas também as diversas formas de ser e de aprender. 

“O ato de aprender está intrinsecamente ligado à nossa identidade e à qualidade de nossas interações e vínculos interpessoais. O aprendizado está diretamente relacionado com quem somos e como nos conectamos com as pessoas ao nosso redor”, disse.

“Dedicamos uma parte significativa da discussão à relevância dos vínculos estabelecidos na sala de aula, reconhecendo a influência fundamental que esses vínculos exercem no processo de ensino e aprendizagem, tanto para o professor quanto para o estudante”, complementou Ioná.

A experiência de participar foi extremamente enriquecedora para a professora Violeta Sutili, que ministra aulas nos cursos de Artes Visuais e Design. “Essa vivência contribuiu significativamente para o nosso desenvolvimento como docente, tanto no âmbito das interações com seus colegas como no relacionamento com os alunos, incluindo o trabalho na construção de vínculos individuais com cada um deles”, concluiu.

Os próximos encontros da Comunidade de Aprendizagem ocorrem em 9 e 23 de novembro; e dia 14 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *