Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Futuro das universidades comunitárias é tema de Audiência Pública em Brasília

Reitora Luciane Bisognin Ceretta participou do encontro que encerrou a Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior em Brasília

As comissões de Educação; e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discutiram, nesta quarta-feira (4/10), o futuro das Universidades Comunitárias. Proposta pelo deputado federal Pedro Uczai, uma audiência pública reuniu representantes de Instituições de Ensino Superior de todo o país, entre eles a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e conselheira dos conselhos Estadual e Nacional de Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Para o deputado propositor, o objetivo de todo o movimento é potencializar as Universidades Comunitárias e reconhecer seus diferenciais. “Em nome da Câmara e das comissões agradeço a generosidade de todos partilhando essas agendas em prol desta temática. Com esse grupo de trabalho, ganha o Ministério, ganham as comunitárias, ganha o país e se acelera as decisões. Dá para fazer muita coisa boa nessa construção, nesse diálogo, pela educação. Eu vejo aqui unidade, unanimidade. Após a acolhida, agora é hora de entrega, resposta e resultado. É o que queremos”, apontou.

Para Luciane, as falas apresentadas na audiência somadas aos debates ao longo da semana em Brasília, representam otimismo para as Instituições de Ensino Superior de modelo Comunitário. “É a esperança que nós precisamos. Finalmente me parece que nós existimos no mapa do Ministério da Educação. Eu diria que já tivemos aqui um avanço significativo. Nosso trabalho nos últimos anos tem sido de muita intensidade, batendo às portas e explicando 15 vezes quem nós representávamos. Isso, ao meu ver, está prestes a ser vencido por sermos reconhecidos pelos diferenciais que temos enquanto comunitárias”, destacou.

A audiência, que destacou ainda a importância do marco regulatório para as Universidades Comunitárias, concluiu a agenda da Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior em Brasília, proposta pela Acafe, que contou ainda com a presença de integrantes do Comung e da Abruc. Os dias foram de diálogos com os ministérios da Educação, da Ciência Tecnologia e Inovação, com a Capes e ainda com o Conselho Nacional de Educação.

 

A audiência pode ser assistida na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *