Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Projeto de Extensão da Unesc auxilia na descoberta de lendas urbanas

Alunos da Escola Princesa Isabel de Morro da Fumaça se transformaram em pesquisadores em buscas de causos esquecidos (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Os estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, de Morro da Fumaça, estão pesquisando, com apoio do Projeto de Extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na Sala de Aula”, a existência de causos e lendas que aconteceram em seis cidades: Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Urussanga, Orleans e Jacinto Machado.

As atividades iniciaram no primeiro semestre deste ano e culminaram, nessa segunda-feira (28/08), durante todo o dia, em uma imersão com várias atividades. Pela manhã, os estudantes socializam suas pesquisas realizadas sobre contos dos municípios escolhidos e
no segundo momento, participaram da brincadeira do boi-de-mamão da Unesc, momento no qual receberam informações sobre Franklin Cascaes e sua importância para a cultura catarinense.

Após o almoço, as turmas aprenderam técnicas para a confecção de fuxico e o teatro de sombras, nos quais os estudantes tiveram a oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos durante as pesquisas realizadas, inserindo novas narrativas a partir das linguagens experienciadas.

“Esta é a segunda vez que a Escola Princesa Isabel vem até aqui o campus para desenvolvermos ações relativas à cultura popular focada no Boi de Mamão e na inserção de alguns personagens de algumas lendas da região. Dentre tantas lendas, os alunos vão selecionar quais os personagens mais pertinentes para colocarem o Boi de Mamão de Morro da Fumaça”, explicou o professor do curso de Teatro e Artes Visuais e coordenador do projeto, Luiz Gustavo Bieberbach.

Conforme a professora da Escola Princesa Isabel, Melania Francisco Madeira, o trabalho despertou muito a curiosidade dos estudantes. “Hoje estamos aqui para dar sequência às pesquisas com o apoio dos docentes da Unesc. Eles já organizaram uma exposição do que já foi levantado e agora estão começando a desenvolver esse projeto que temos de restaurar o nosso Boi de Mamão”, comentou.

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Neusa de Medeiros, a pesquisa faz parte da trilha de Produção Cultural do novo Ensino Médio. “Para o desenvolvimento dos trabalhos, dividimos os alunos em equipes e cada uma pesquisou sobre determinada localidade. Realizamos trabalho de campo no qual resgatamos essa parte cultural que estava esquecida. Descobrimos muitas histórias inusitadas contadas por registros históricos e por moradores. Está sendo um trabalho bem interessante e de muito conhecimento tanto para os alunos como para nós, professores”, avaliou.

A menina que sumiu

Uma das lendas encontradas foi a história da “Menina que sumiu” em Morro da Fumaça. A equipe do estudante da Segunda Turma da Escola, João Vitor dos Santos, foi quem resgatou este causo popular muito comentado na cidade. “Estive no Centro Histórico Cultural do Município e conversei com a responsável pelo acervo. Foi uma experiência interessante, porque esses assuntos eu não encontraria pesquisando no Google. Encontrei um livro que documentava esse acontecimento e também outras histórias que aconteceram na região e essa da menina é a principal dessa publicação”, detalhou.

“Um certo dia a cidade de Morro da Fumaça parou para procurar uma menina de dois anos e meio que havia desaparecido de casa. Isso aconteceu em meados do século passado. Toda a família e o povoado foi atrás dessa criança, mas não a encontraram. Na manhã do dia seguinte, essa menina foi encontrada em cima de uma pedra cercada de espinhos. A cena deixou as pessoas espantadas e curiosas para saber como ela conseguiu estar lá já que mal sabia andar. Ao perguntarem para ela como chegou até o topo da pedra, disse que o Saci a tinha levado até o local e oferecido algumas frutinhas e doces para o acompanhar. Até hoje a população não sabe como ela foi parar em cima da pedra. A personagem dessa lenda está viva, com seus oitenta anos e continua afirmando que foi o Saci que a levou para o mato”, narrou João Vitor.

O encontro foi mediado pelos professores Luiz Gustavo Bieberbach e Silemar Silva, componentes do corpo docente do projeto de Extensão e pelas bolsistas do projeto Isabele Dalponte de Bona Santor, Quetlin da Silva Silveira Apolinário e Manuela Venâncio Pereira. O egresso de Artes Visuais Vinícius Martins da Silva contribui atuando como ministrante da oficina sobre Boi de Mamão.

O projeto de Extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na Sala de Aula” é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext).

Nesta semana a Universidade lançou uma nova edição através do Edital nº 514/2022. O projeto de extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na Sala de Aula” foi idealizado e é coordenado pelos professores dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc: Luiz Gustavo Bieberbach Engroff; Silemar Maria de Medeiros da Silva e Aurélia Regina de Souza Honorato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *