A Sala Edi Balod realiza, na noite desta sexta-feira (30/06), a abertura de uma exposição especial. Intitulada “Rua Lauro Müller, 693”, a mostra contará com obras, móveis e objetos da casa-ateliê do artista Edi Balod, professor da Unesc por 27 anos e inspiração para o nome do espaço de exposições da Universidade. O evento, com presença do artista, terá início às 19h30.
“Rua Lauro Müller, 693” é o endereço da casa-ateliê do artista Edi Balod, e a exposição busca aproximar este espaço com a Sala Edi Balod. A mostra é organizada pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais – Bacharelado da Instituição, na disciplina Laboratório Formativo III, que aborda questões sobre museologia em arte, expografia e ação educativa em espaços culturais.
Os acadêmicos participantes da montagem da exposição são Elisa Gonçalves Souza, Emili Ribeiro, Julia Teixeira Francisco, Juliana de Oliveira Patricio, Kauana Cristina Goergen Veselosk, Lidiane Silva Cardoso Ferrari, Marcos Otávio Dagostim da Silva, Michele Sartor Rodrigues e Sara Cristina Barcelos de Oliveira, com supervisão da professora Daniele Zacarão.
Juntamente com a mostra, a coleção de discos de vinil de Edi Balod foi transformada em playlist no Spotify e trilha sonora para a exposição “Rua Lauro Müller, 693”. A seleção das músicas passou pela curadoria do músico Guigo Cardoso, egresso do curso de Artes Visuais da Unesc.
A exposição estará aberta para visitação entre os dias 30 de junho a 28 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30, na Sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo da Unesc.
Texto de apresentação da exposição
Ao adentrar em um ambiente de luz tênue e de aromas amadeirados misturado com incenso, um gabinete de curiosidades se revela em uma experiência sensorial, por meio de objetos, plantas e obras de arte que transbordam do chão ao teto. Uma casa, um ateliê, espaço de muitos lugares de existências e imaginários. Sito à rua Lauro Muller, no centro da cidade de Criciúma, um lugar de arte-vida, único e singular, habitado pelo artista Edi Balod.
Outro lugar nomeia-se Edi Balod, uma sala de exposições e laboratório, vinculada ao Curso de Artes Visuais da Unesc. Um espaço de pesquisa, experimentação, coletividade e resistência. Aqui, Edi foi professor, onde é artista e referência.
Nesta exposição, propomos ao visitante deslocar-se entre esses dois lugares.
Um diálogo constante entre a arte e a vida, o mundo espacial e o mundo interno do artista. Nesta experiência, um novo lugar é construído, materializando narrativas de memórias e objetos de afetos. Quem por aqui passa, sente-se em casa, na casa-ateliê e no processo de criação do artista.
Seja bem-vind_ à Rua Lauro Muller, nº 693.