Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Reitora da Unesc faz palestra magna na abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Criciúma

Evento acontece no auditório Ruy Hulse com a temática: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia” (Fotos: Décio Batista)

A reitora Luciane Bisognin Ceretta foi a palestrante convidada para a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Criciúma, que acontece nessa segunda-feira (27/03) e continua nesta terça-feira (28/03), no auditório Ruy Hulse, no campus da Unesc.

O encontro municipal é realizado há cada quatro anos e servirá para a discussão sobre alternativas para a prestação de uma melhor qualidade do serviço público na área da saúde do município. No encerramento, as propostas aprovadas farão parte de um documento que será apresentado nas etapas estaduais e nacionais.

Na abertura oficial do evento a reitora Luciane Ceretta destacou a importância de uma Universidade Comunitária receber uma conferência como esta. “Sediar hoje esta conferência, em um momento pós-pandemia, em que é possível nos encontrarmos presencialmente, dialogar sobre o que queremos desse patrimônio do Estado Brasileir, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), é um momento muitíssimo especial. Quero dizer que me sinto muito muito privilegiada de ter a condição de estar aqui no campus com vocês para conversar sobre aquele que eu considero o maior ponto de convergência de todos nós, porque se democracia é saúde, se saúde é vida, não sei o que poderia ser ainda mais importante para dialogarmos enquanto patrimônio dos brasileiros, de todos os cidadãos, de todas as cidadãs. Dialogar sobre o SUS numa Universidade como essa faz todo o sentido”, destacou.

SUS

Ao iniciar a sua palestra, a reitora ressaltou o valor imensurável de ver as pessoas reunidas para discutir a saúde pública. “É fantástico olhar para esse auditório e ver convidados, acadêmicos e professores reunidos em buscar soluções para um tema tão importante. É com muita humildade que eu e o professor Jacks Soratto, aqui como dois aprendizes, compartilhamos um pouco do que nós também construímos no decorrer da nossa trajetória. E nesse diálogo, provavelmente temos mais dúvidas do que certeza. Não temos respostas nem protocolos, nós temos caminhos a ser construídos juntos nessa conferência”, apontou.

Três eixos

Na explanação sobre o tema da noite, Luciane percorreu por três eixos centrais: Relembrou os Marcos Legais do SUS, o contexto histórico e a participação popular em Saúde. O segundo tema foi: Os eixos temáticos da 17ª Conferência nacional de Saúde e a reflexão sobre esse horizonte e a perspectiva para esse amanhã e encerrou a conversa com as propostas do que é possível fazer coletivamente amanhã.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma e pelo Conselho Municipal de Saúde. Para o secretário municipal, Acélio Casagrande, estar na Unesc é estar com a maior parceira do Sistema Único de Saúde. “A Universidade realiza inúmeros atendimentos, que são feitos pelos profissionais formados e por professores de todas as áreas. Portanto, é fundamental para o SUS estar nesse local e poder sair daqui com brilhantes ideias e com encaminhamentos inovadores para toda Santa Catarina e para o Brasil”, ressaltou.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar Zavadil, frisou que a Conferência Municipal sendo realizada na Instituição privilegia muito a população por causa da localização e pela estrutura. “Além disso, em nosso entendimento, a discussão da saúde pública já faz parte da Universidade. Sendo assim, o evento ocorrendo aqui, favorece com que façamos nos grupos essas discussões do que é importante para nós do município, para o Estado e para o Governo Federal. Assim, buscamos, nesses dois dias, levantar propostas de qualidade para conquistarmos uma saúde pública como nós e os usuários queremos”, avaliou.

Confira a programação de terça-feira (28/03):

08:00h – Acolhimento/inscrições e café de boas-vindas
08:30h – Orientação para os Trabalhos de Grupos
09:00h – Discussão e Construção das Propostas
12:00h – Intervalo para almoço
13:30h – Apresentação e Votação das Propostas
15:30h – Leitura das Moções
16:00h – Eleição de Delegados
17:00h – Encerramento e café de confraternização

Galeria de Fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *