Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Equipe do Ambulatório de Fibromialgia da Unesc é convidada a ser multiplicadora do conhecimento 

A equipe do Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (Amasf) da Unesc deu mais um importante passo na última semana. O grupo foi convidado para ser multiplicador do conhecimento, ou seja, para ampliar as discussões acerca dos serviços ofertados gratuitamente nas Clínicas Integradas da Instituição, para todo o estado. 

O convite veio após encontro com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e representantes das cidades de Lages, Indaial, Florianópolis e Concórdia, na capital, como pontuou a coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso. 

“Ficamos muito felizes com a oportunidade e o reconhecimento. Mais uma vez a nossa Universidade Comunitária sendo referência no Ensino e na Extensão. Escutei histórias lindas de pessoas que encontraram na Unesc uma porta para serem cuidadas e assistidas”, descreveu a coordenadora, salientando ainda que a síndrome, que atinge principalmente mulheres, provoca dor intensa, cansaço, ansiedade, depressão, problemas cognitivos entre outros sintomas.

“Isso é muito importante porque tivemos, mais uma vez, o reconhecimento do nosso trabalho como referência e pioneirismo no estado”, completou o coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Aires Mondardo.

O atendimento especializado é realizado por meio do encaminhamento das Unidades de Saúde dos municípios e tem o foco voltado aos casos mais graves da síndrome. Depois do tratamento o paciente recebe alta, mas os casos seguem acompanhados nas próprias Unidades com orientações do Ambulatório.

No início da atividades, eram atendidas apenas pessoas do município de Criciúma, porém, em setembro de 2021, os serviços foram credenciados junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Cisamrec), sistema de consórcios que permite atendimento aos municípios da região da Amrec e da Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc), totalizando 27 cidades. 

“Percebemos a necessidade de ampliar ainda mais o Ambulatório devido ao número de pessoas que recorreram à Universidade. Assim fizemos. A equipe foi reconstituída, ganhando importantes reforços que se somam aos profissionais que aqui estão. Nossa busca é pela excelência. Acreditamos que aqui, na nossa Unesc, estas pessoas têm o mais completo e humano acolhimento disponível para o tratamento desta síndrome”, evidenciou a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

 

Pacientes

Estima-se que em Criciúma haja mais de seis mil pessoas com fibromialgia, o que, segundo dados epidemiológicos, corrobora com o achado bibliográfico de que 2,5% da população brasileira é acometida com a síndrome. Uma delas é Giselle Cunha, paciente da Instituição, e que também participou do encontro. 

Segundo ela, a Unesc representa o caminho de uma vida melhor. “Quando cheguei à Universidade estava sem esperanças. Na Unesc encontrei acalento. Desejo que essas sementes deem frutos para todo o Brasil, pois esses serviços são orgulho para todos nós”, mencionou.

Integrando a reunião da última semana, a moradora de Indaial, Cléia Nascimento, contou que o projeto foi essencial para a implantação na cidade em que mora e a ideia é implementar por lá a Clínica da Dor, inspirada na Unesc. “Já estivemos na Unesc em busca de conhecimento para a implantação de algumas ações em benefício dos fibromiálgicos. A Universidade faz parte da minha vida, da minha experiência e de toda a nossa conquista”, disse.

Quem também relatou a importância dos serviços oferecidos para todo o estado foi a presidente da Associação dos Fibromiálgicos de Concórdia e da Região do Alto Uruguai Catarinense (Aficor), Maristela Schwingel.  De acordo com ela, o Ambulatório da Universidade é maravilhoso e serve como ‘espelho’ para o estado.

 

Exemplos

O Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia é um projeto que teve desenvolvimento inicial realizado pela Universidade, em parceria com a Prefeitura de Criciúma e Câmara de Vereadores. No local, cada paciente recebe atendimento de uma equipe multiprofissional, com especialidades como nutricionista, psiquiatra, profissional da educação física, fisioterapeuta, cirurgião dentista, enfermeiro, dentre outros.

O Asmaf é composto por clínicos e especialistas de diferentes profissões da saúde, trabalhando em conjunto, em prol tratamento e recuperação do paciente, focados na melhoria da qualidade de vida e funcionalidade dos pacientes fibromiálgicos. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h.

A coordenadora em Saúde Mental do Município de Criciúma, Ana Losso e a enfermeira e residente em Saúde Mental, Beatriz Zavares, estiveram presentes no encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • MARCIA DE CARVALHO CHAGAS 29 de março de 2023

      Bom dia
      Eu só tenho a agradecer a todos vocês pela atenção de todos ,o carinho com as pessoas que tem a fibromialgicos e outras doenças.

    • MARCIA DE CARVALHO CHAGAS 29 de março de 2023

      Bom dia
      Eu só tenho a agradecer a todos vocês pela atenção de todos ,o carinho com as pessoas que tem a fibromialgicos e outras doenças. Vocês estão de parabéns.

    • MARCIA DE CARVALHO CHAGAS 29 de março de 2023

      vocês pela atenção de todos ,o carinho com as pessoas que tem a fibromialgicos e outras doenças. Vocês estão de parabéns.