Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Sama Unesc realiza capacitações sobre TEA e Libras

O Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Unesc está promovendo diversas ações como forma de expandir cada vez mais as políticas de inclusão, garantindo um espaço na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Uma delas, é a capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os professores da Universidade, ministrado por intérpretes do Setor, que trabalham exclusivamente com a inclusão e a acessibilidade de acadêmicos.

A capacitação, ministrada pelos funcionários do Setor Ramon Cunha e Wanderson Lima, inicia nesta terça-feira (4/10) e é gratuita. Interessados podem entrar em contato com o Sama para mais informações. O curso ocorrerá todas as terças-feiras, das 17h30 às 18h30, na sala 3 do Bloco G, na Universidade. A intenção é seguir com o treinamento até o dia 29 de novembro para atender a todos, conforme contou a coordenadora do Sama, Zelia Medeiros Silveira.

 

Transtorno do Espectro Autista 

Outra capacitação preparada pelo Setor terá como tema “Aprofundando o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Voltada para colaboradores e acadêmicos da Unesc, o encontro será realizado nesta quarta-feira (5/10), na sala 6 do Bloco XXI B, das 15 às 18h.

O autismo é caracterizado, principalmente, por falhas na comunicação e na interação com pessoas, e junto com essas falhas em se comunicar e interagir, existem – no maior ou menor grau – alguns comportamentos peculiares, característicos, como interesse por rodas e comportamentos repetitivos, por exemplo.

Crianças com TEA normalmente apresentam déficits no desenvolvimento de habilidades que são pré-requisitos para a aprendizagem, como atenção, compreensão da linguagem, imitação e agrupamento de estímulos.

“O objetivo das atividades é promover a inclusão, respeitando as diferenças individuais e possibilitando a permanência com sucesso, contribuindo com a formação profissional e humana”, comenta Zelia, que também será responsável por esta qualificação, ao lado da tesoureira da Associação dos Autistas de Forquilhinha e membro da Associação dos Autistas de Criciúma, Dorys Felisberto. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-4512.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *