Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Workshop amplia olhares para o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Balneário Gaivota

Encontro virtual levantou questões histórias e diferentes olhares para o futuro do Município (Fotos: Marciano Bortolin/ Reprodução/ Agecom)

Servidores municipais, empreendedores, entusiastas do turismo e diversos outros participantes de diferentes perfis estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (13/05) para o Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Balneário Gaivota. O encontro, que contou com a mediação do facilitador Igor Drudi, seguiu a metodologia utilizada pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc para escuta qualificada da comunidade acerca de desafios, potencialidades e sonhos para o município. Este foi o primeiro encontro de discussões entre os munícipes, que podem participar também por meio de Consulta Pública.

A avaliação do encontro, para a coordenadora do Observatório, Melissa Watanabe, é de excelentes sementes plantadas. “Tivemos uma aula de história do Balneário Gaivota. Com certeza vamos utilizar essas informações e estudos citados pelos munícipes para qualificar ainda mais nossos projetos. Essas etapas são fundamentais para que tenhamos oportunidade de planejar projetos estruturantes e portadores de futuro”, comentou.

O morador de Balneário Gaivota e apaixonado pela cidade, Guilherme Scherer, fez questão de participar do debate mesmo estando em viagem a passeio em Cancún. Na pausa nos momentos de descanso, o munícipe destacou a importância de a cidade se desenvolver de forma completa em todos os segmentos e não apenas no turismo. “Os avanços precisam ser em todas as áreas. Queremos ser modelo não só na recepção dos turistas, mas no atendimento em saúde, na mobilidade urbana, no transporte público e tantos outros serviços. Temos potencial para ser referência”, destacou.

A ideia foi endossada pela empreendedora Nídia Rodrigues Otero, que há 20 anos trabalha no setor de turismo na cidade. Ela, que é natural da Argentina, enxerga no Balneário Gaivota um excelente berço para o ecoturismo de experiência e defende a necessidade de estimular o setor também em baixa temporada. “Neste momento as pessoas também procuram a nossa cidade e, se bem recebidas com a estrutura básica, podem despertar o desejo de voltar”, comentou.

O potencial neste segmento, conforme o participante João Jacques, já significa um dos grandes diferenciais do Balneário. “Neste ano recebemos o certificado do Mapa Turístico Brasileiro, ou seja, se antes não existíamos nesse roteiro, agora existimos e precisamos aproveitar a oportunidade”, destacou também.

 

Próximas etapas

Após a análise de dados econômicos do município, apresentados no evento também pelo coordenador do Observatório, Thiago Rocha Fabris, e a compilação das respostas obtidas da comunidade no encontro desta sexta-feira, a equipe da Universidade promoverá mais um Workshop, desta vez com foco no debate com integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda.

Conforme Melissa, após todo o trabalho de análise de dados, Balneário Gaivota e os 15 municípios da Amesc receberão um planejamento com ações estratégicas, o passo a passo, para execução. “A partir daí será uma responsabilidade conjunta com cada Município. Com os projetos estratégicos bem montados poderemos montar projetos específicos para captação de recursos em órgãos federais e estaduais”, afirmou.

A comunidade em geral pode ainda colaborar nesta primeira etapa por meio da Consulta Pública no link: https://forms.gle/fmNhYaZYV9FfbQWWA.

A próxima cidade a receber presencialmente a equipe da Unesc, do Sebrae/SC e da Amesc na maratona do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico é Turvo, na próxima quinta-feira (19/05). Antes disso o município de Meleiro recebe o workshop virtual às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *