Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Colégio Unesc: estudar dentro da Universidade, um grande diferencial na formação do estudante

Há quase 30 anos, instituição oferece experiências que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Médio (Foto: Arquivo)

O Colégio Unesc é uma instituição de ensino de grande diferencial na cidade de Criciúma. Há quase 30 anos oferece experiências educativas que vão do Ensino Fundamental ao Ensino Médio onde os alunos utilizam todos os espaços no Campus da Unesc, a Universidade Comunitária, oportunizando, ainda, desfrutarem de uma ampla infraestrutura e laboratórios de ponta. O Colégio oferece também atendimento pedagógico, além do horário regular das aulas com uma grade de professores altamente qualificados. Entre os muitos diferenciais da instituição, estão as atividades concomitantes com o UnescTec, a formação técnica da Universidade que desde setembro de 2020 está oferecendo interessantes oportunidades a quem quer ampliar sua formação com entrada rápida no mercado de trabalho.

Esse modelo diz respeito à proposta do novo Ensino Médio, processo pelo qual será obrigatória a oferta de uma carga horária com formação prática para os estudantes, onde poderão optar por itinerários formativos de área e o curso técnico.
“Essas parcerias são muito importantes para o processo ensino-aprendizagem. São trocas e, com elas, o crescimento e a qualificação profissional. No ano de 2021, tivemos grandes projetos envolvendo as séries iniciais, o ensino fundamental e o médio. Foi desafiador. Iniciamos com as aulas híbridas e, ao final do ano, quase 100% dos estudantes estavam conosco de forma presencial. Uma experiência marcante para os alunos e para os professores”, comentou a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira.

“Hoje o professor consegue deixar uma aula ainda mais prática e dinâmica, para além da sala de aula. Na escola, consegue encontrar laboratórios, ateliês, museu, espaços esportivos, biblioteca, horto florestal que os cursos de graduação também utilizam e que estão a nossa disposição”, complementou Giselle.

A diretora salientou ainda que a atenção ao estudante, ultrapassa as salas de aulas. Para isso o Colégio conta com o Programa Acolher, que visa cuidar da saúde mental dos estudantes. “Ter o apoio e auxílio dentro da escola, dialogando de forma que atenda a necessidade de cada um, foi de fundamental importância para a evolução e o fortalecimento da saúde mental”, disse.
O Programa Acolher da Unesc busca, em suas ações, a promoção e prevenção do adoecimento da saúde mental. Constam na pauta ainda, acolhimento pontual e estendido, escuta qualificada, psicoterapia breve individual, práticas integrativas e complementares em grupos, além de grupos terapêuticos, psicoterapêuticos e operativos que estão entre as principais atividades do Acolher Unesc.

Estrutura

O aluno que chega ao Colégio Unesc conta com uma ampla estrutura moderna e diferenciada, pois está inserido em uma grande Universidade. Pensado como um meio de ampliar e favorecer o ensino aprendizagem, a instituição conta ainda com salas de aula amplas e climatizadas, equipadas com o melhor da tecnologia; biblioteca física e digital com amplo acervo e sala do conto; brinquedoteca; museu da infância, museu de zoologia; laboratórios de ciências; ateliê de artes; sala Edi Balod; complexo esportivo com piscina aquecida, quadras poliesportivas cobertas, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, campo de futebol, sala de dança, além de amplo estacionamento, cantina, parque, laboratório tecnológico móvel, pátio coberto. Tudo em um ambiente monitorado por câmeras.

“Aqui, o aluno passa a ter a experiência que ajuda a definir a sua história. Temos tudo aqui dentro, desde a estrutura física até o desenvolvimento de ações em parceria com os cursos de graduação e de pós-graduação da Unesc. O Colégio tem uma equipe altamente qualificada que não mede esforço para apoiar o professor, os alunos e os familiares. E está sempre conectado para oportunizar as melhores experiências”, sublinhou a diretora da instituição.

 

Confira algumas das atividades desenvolvidas:

 

Integral com imersão bilíngue

Para proporcionar uma educação ainda mais completa, o Colégio Unesc, oferece aos estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental a Imersão Bilíngue. Objetivo é oportunizar a aprendizagem por meio da vivência de situações que favoreçam o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico dos estudantes. Para isso eles desenvolvem atividades pedagógicas e lúdicas com foco na rotina de estudos, sempre na conexão com os conteúdos estudados.

O período integral com Imersão Bilíngue é um serviço opcional oferecido pelo Colégio Unesc. Segundo Giselle, para este ano, a intenção é ampliar as aulas de música, de natação, além de oficinas artísticas. Isso tudo são opcionais aos pais.
Para 2022 será iniciada uma parceria com o Instituto de Idiomas da Unesc. “Toda a parte bilíngue do Ensino Integral vai ser aplicada pelos profissionais da escola de idiomas, qualificando ainda mais este serviço”, contou.

Projeto de educação financeira

O projeto de educação financeira tem a proposta de levar aos alunos o contato com o valor do dinheiro, colaborando para que entendam como usar, como poupar e desenvolver habilidades e competências para o uso ao longo da vida.

 

Dia do Amigo na Escola

Um momento que foi muito apreciado pelos alunos no ano passado, conforme a diretora, foi o Dia do Amigo. Uma a ação que oportunizou que os amigos dos estudantes conhecessem a escola, além de ajudar a fortalecer os vínculos de amizade. Nesse dia, os alunos levaram seus amigos e participaram de visitas ao Laboratório de Física, atividades recreativas, piquenique, encontro com o museu de zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, contação de história com a biblioteca Professor Eurico Back e roda de conversa.

 

Estante mágica

Com o propósito de estimular a leitura e a escrita por meio de atividades que envolvam diferentes habilidades, sejam elas artísticas, literárias ou corporais que visem despertar no aluno o seu potencial cognitivo, criativo e literário, a instituição realizou também um projeto em parceria com a empresa Estante Mágica. “Eles escreveram seus próprios livros, fizeram a ilustração, a biografia, e por meio desse projeto trabalharam outras competências e atividades, que foi culminada com uma tarde de autógrafos na Biblioteca. Foi um momento mágico e com a participação dos professores e familiares”, comentou.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, as atividades também foram inúmeras. Um deles foi a participação no Projeto Trilhos da Saúde, em parceria com a Residência Multiprofissional da Universidade, com alunos do sexto ano. Eles confeccionaram brinquedos feitos com materiais reciclados e reutilizáveis, em uma dinâmica envolvendo a importância da sustentabilidade e da solidariedade. “As crianças em vulnerabilidade social, no Bairro Pinheirinho é que receberam essas caixas cheias de amor”, mencionou. A ideia é ampliar o hall de atividades, culturais, artísticas e esportivas, uma modalidade também apoiada e incentivada pela instituição.

 

Ensino Médio

O Colégio Unesc também dá muito incentivo a todos os estudantes que estão terminando ou já concluíram o Ensino Médio, por meio do atendimento pedagógico que acontece durante todo o ano, no contraturno, como também os aulões do Prepara Enem, que são realizados todos os anos.

 

Inova Jovem

A escola também conta com o projeto Inova Jovem que mobiliza centenas de estudantes, visando a proposição pelos participantes de ideias criativas e sustentáveis para transformar a sociedade, em parceria com o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unesc.

 

Pibic Júnior

O programa tem o intuito de promover a cultura de pesquisa científica no Ensino Médio, visando aproximar os estudantes da Universidade, estimulando-os ao intercâmbio científico e tecnológico. Os estudantes contam, a partir do PIBIC, com um grande momento de fortalecimento do processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos. Terão, ainda, a oportunidade de desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica, e terem também a convivência no meio universitário.

 

Matrículas abertas

O Colégio Unesc continua recebendo as famílias para matricular seus filhos nas poucas vagas restantes. Quem tiver interesse poderá entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2530, no portal ou presencialmente, das 12h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *