Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc é anfitriã do Conae 2021 da Amrec

Unesc é anfitriã do Conae 2021 da Amrec
Secretários municipais estiveram no auditório Ruy Hulse definindo os rumos da educação regional para os próximos 12 anos(Fotos: Antonio Roseng/Amesc e Décio Batista- AgeCom/Unesc)

Os rumos da educação na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) foram debatidos e definidos nesta terça-feira (30/11), na 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2021), realizada no Auditório Ruy Hulse na Unesc, pelo Colegiado de Educação da Amrec. A reitora Luciane Bisognin Ceretta, na qualidade de anfitriã, abriu os trabalhos dando boas vindas aos 12 secretários municipais de educação e aos delegados eleitos.

Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, os presentes debateram durante todo o dia os destinos da educação regional para os próximos 12 anos, já que as atualizações nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) ocorrem a cada 10 anos. Pela manhã, os participantes aprovaram o Regimento da 4ª Conae 2021 e assistiram a palestra “Regime de Colaboração: Estado e municípios comprometidos com o alcance das metas nacionais”, com o ex-reitor da Unesc e conselheiro estadual de educação, Gildo Volpato, e a doutoranda em Educação, Gislene dos Santos Sala.

Na sequência da programação, secretários e delegados se envolveram nas plenárias de eixos realizadas no Bloco R-1, onde foram abordadas e discutidas as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A eleição dos delegados regionais complementou as atividades.

Segundo a secretária de Educação de Orleans e presidente do Colegiado de Educação da Amrec, Maira Regina Luiz, a conferência regional serve para que as cidades alinhem suas prioridades dentro das metas do PNE, decênio 2014/2024.

“Os municípios já realizaram suas conferências municipais, elegeram seus representantes e hoje estamos aqui para elaborar um relatório com a nossa proposta regional. Cada secretário trouxe um balanço das metas executadas e as que ainda estão pendentes. Também aqui construímos as proposições que a gente tem para o próximo decênio, a partir de 2024. Este documento será levado para o Conae Estadual no ano que vem, que por sua vez levará para Brasília em 2024 as propostas de Santa Catarina para serem incluídas no Plano Nacional de Educação”, explicou.

Unesc é anfitriã do Conae 2021 da Amrec“Para atingirmos as metas de avanço na educação, temos que focar dentro daqueles princípios, que são temas da Conferência: inclusão, qualidade e equidade. A colaboração de todos é fundamental. A União não consegue sem os estados e os municípios. Os municípios não conseguem sem os estados e a União, e os estados não conseguem sem a União e sem os municípios”, avaliou o professor Gildo Volpato, em sua palestra.

O ex-reitor da Unesc pontuou, ainda, que “o regime de colaboração mútua é fundamental para a execução das metas”.

As metas do PNE 2014/2024 são educação infantil; ensino fundamental I, ensino médio; inclusão; alfabetização infantil; educação integral,; qualidade da educação básica (Ideb); elevação da escolaridade/diversidade; alfabetização de jovens e adultos; EJA integrada; educação profissional; educação superior; qualidade da educação superior; pós-graduação; profissionais da educação; formação; valorização dos profissionais do magistério; planos de carreira; gestão democrática e financiamento da educação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *