Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Feira da Inovação encerra programação da SCT com incentivo ao exercício de inovar

Proposta vencedora da noite de pitches foi a plataforma “psiU”, que propõe ações para melhoria da saúde mental dos colaboradores nos ambientes de trabalho (Fotos: Mayara Cardoso)

Um ambiente democrático para apresentação de ideias transformadoras com foco na resolução de dores reais. Esse foi o cenário da noite desta sexta-feira (12/11) no Auditório Ruy Hülse para a 8ª edição da Feira de Inovação da Unesc, evento que integrou e encerrou a programação da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição e foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube. A noite contou com 12 pitches, apresentações de ideias resumidas em três minutos, com propostas para os mais variados segmentos.

O grupo de participantes integrou adolescentes que ainda cursam o Ensino Médio até professores doutores em um espaço no qual disputaram de igual para igual. Entre as temáticas abordadas pelas equipes estiveram soluções para o acompanhamento do estado de saúde mental de colaboradores de empresas, até ferramenta para auxílio na busca por bolsas de estudo, aplicativo para auxílio no atendimento para saúde coletiva, produto voltado à autoestima de mulheres que enfrentaram o câncer de mama e público LGBTQIA+, entre muitas outras ideias disruptivas.

A apresentação das propostas para o corpo de jurados foi feita de forma virtual por um representante de cada equipe. Após cada pitch os avaliadores tiveram cinco minutos para questionamentos, comentários e sugestões em torno das ideias.

O encontro marcou o encerramento da 12ª SCT e contou com a presença de lideranças como a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Governo do Estado (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, do gerente da Aditt e coordenador da Feira da Inovação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo e da coordenadora geral da Semana de Ciência e Tecnologia, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia.

Para o representante da Fapesc, o principal conselho para as equipes é de que sigam aprimorando suas ideias e inovando. “Não desistam. Empreender é fluxo contínuo. Aproveitem esses momentos e façam conexões. A Unesc está oportunizando mais uma vez um encontro incrível que valoriza o potencial inovador. Este trabalho está transformando os estudantes, a região e o Estado”, destacou Fábio.

Da mesma forma, a pró-reitora da Universidade incentivou que os envolvidos sigam engajados nos próximos projetos de inovação que a Instituição prepara para 2022. “Desejo que este seja um ensaio para ações ainda maiores dentro dos nossos sete hubs de inovação preparados para o próximo ano e que certamente servirão como ainda mais gás para os seus projetos”, comentou Gisele, que deixou o agradecimento especial à Fapesc pelos editais de incentivo.

 

Vencedora com foco na saúde mental de trabalhadores

Entre as excelentes ideias apresentadas a grande vencedora foi a plataforma “psiU”, idealizada para utilizar inteligência artificial e gamificação na identificação de métricas que envolvem saúde física, mental, social e ambiental para mensurar a qualidade de vida dos trabalhadores de organizações.

A proposta é a mesma que apresentada no Reuni Challenge SC, a maior competição de empreendedorismo universitário, na qual o grupo formado por acadêmicos da Unesc conquistou o terceiro lugar e consolidou a Universidade como instituição de ensino superior não estatal mais empreendedora do estado e a segunda melhor no quesito.

A ideia vencedora vem sendo trabalhada pela equipe formada por Cassiano Carlos Farias, Leonay Camargo Padilha, Caroline Eugenio, Furlan, Victória Pereira dos Santos e Júlia Teixeira Daminelli, a responsável pela apresentação. Cada um deles será premiado com um Smartwatch Xiaomi Mi Band 4 Preto, um fone de ouvido Xiaomi Redmi Airdots Bluetooth um Echo Dot Smart Speaker com Alexa, além da gratuidade para um período/módulo em um dos Cursos/Atividades de Extensão Universitária Unesc ou em um dos Cursos do Instituto de Idiomas Unesc. A startup receberá 50% de desconto nos primeiros seis meses de incubação na Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec.in) da Universidade.

 

Time de jurados

A avaliação das apresentações ficou por conta de um time de jurados com experiência no universo da inovação e no mercado de trabalho. Formaram este time o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Criciúma, Aldinei João Potelecki, o assessor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do Município, Edson Silva, o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back, o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral e o gerente da Procer, Alex Paranha. Os jurados avaliaram critérios estabelecidos para os pitches como originalidade, relevância do potencial de inovação apresentado e o potencial de aplicabilidade da solução.

 

STC de sucesso

A SCT é promovida pela Unesc com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e apoio da Biozenthi Dermocosméticos, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *