Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Primeira turma formada em Gestão de Turismo da Unesc recebe homenagem no Balneário Rincão

Egressos da primeira turma, que colou grau na semana passada, foram destacados pelos vereadores (Foto: Divulgação)

O turismo é um importante vetor para o desenvolvimento das cidades, tanto pela qualidade de vida que proporciona quanto às oportunidades abertas na economia. Os setores de eventos, hospedagem e gastronomia se beneficiam diretamente com o fluxo de turistas. Com isso, mais empregos são gerados e renda é distribuída. Nesse contexto, parcerias se tornam fundamentais. E foi pensando nisso que a Unesc e a Prefeitura de Balneário Rincão uniram esforços e criaram um polo da Universidade. Daí, nasceu o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do polo do Balneário Rincão.

A primeira turma do novo curso colou grau no último dia 14, no Auditório Ruy Hülse. Na noite desta terça-feira (19/10), os recém egressos foram homenageados por meio de moção de aplauso aprovada e entregue pela Câmara de Vereadores. O autor da honraria, aprovada por unanimidade pelos parlamentares, foi o vereador Jorge da Luz, um dos egressos do curso.

O evento contou com a presença de alunos, do coordenador do polo do Balneário Rincão, Valdenir Barbosa da Cruz, e da coordenadora do curso, Caroline Jacques, que falou da importância do turismo e da parceria da Unesc com a cidade.

O curso, que tem duração de dois anos, é oferecido na modalidade 100% EaD (Educação à Distância) e prepara o egresso para atuar tanto na formulação das políticas públicas, locais e regional, como no planejamento de rotas turísticas e de planos municipais de turismo. Atualmente, o curso possui acadêmicos de várias cidades como Criciúma, Treviso, Araranguá, Jacinto Machado e Laguna

Para a professora Caroline, a formação em gestão de turismo tem sido vista como uma forma de profissionalizar e preparar o acadêmico para pensar, planejar e estruturar políticas públicas e também ações de organização em prol de um turismo planejado, desenvolvido para a sociedade, como fator de geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico com respeito à sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais e de patrimônio histórico.

“O acadêmico fica apto para atuar nos mercados, como em agências de turismo, no planejamento de negócios turísticos, e no campo de eventos, bem como nichos específicos como o turismo rural e ecoturismo, que na nossa região tem crescido bastante”, comenta.

Ela destaca que o reconhecimento da Câmara é importante porque consolida e incentiva a evolução do turismo local, que está em ascensão e que passa a contar com profissionais cada vez mais especializados. Os parlamentares concordaram nesse sentido. No ato de entrega da placa, assinalaram que “o curso foi de fundamental importância, tendo em vista que o município tem foco no turismo. Alguns formandos já fazem parte da administração e, por isso, foram incentivados a fazerem essa formação. Temos, a partir de agora, uma mão de obra qualificada, preparada por uma universidade conceituada como a Unesc”.

Crescimento

O coordenador dos polos da Unesc Virtual (que incluem Balneário Rincão, Criciúma e Araranguá), professor Valdenir Barbosa da Cruz, salientou a importância do polo Balneário Rincão que veio da necessidade de contribuir com a comunidade local, para o desenvolvimento do turismo.

“Nossa relação com o município vai além da formação. A gente procura, realmente, nos inserir na comunidade, e atentar para outras necessidades. A educação tem grande importância na inserção social do indivíduo, na formação técnica, na inserção no mercado de trabalho, e no desenvolvimento de toda a região. Por isso, estamos sempre pensando em contribuir com mais projetos que beneficiem a comunidade”, disse o professor Valdenir.

Pensando sempre no desenvolvimento e disponibilizando cada vez mais a estrutura e a expertise que a Unesc tem, o polo já conta com outros planos e mais dois projetos que estão prestes a iniciar: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças e o Pipocando Empreendedorismo. Os dois são parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

O primeiro objetiva oportunizar imersões de empreendedorismo social para o desenvolvimento de lideranças jovens que visem a transformação e melhoria do ambiente de vida e capacitar agentes promotores dos direitos humanos, utilizando o empreendedorismo social como ferramenta de intervenção, visando o fortalecimento dos vínculos comunitários. O outro tem por objetivo oportunizar a troca de experiências sobre as mais diferentes temáticas à comunidade acadêmica e comunidade externa.

“Queremos contribuir com o pequeno e médio empreendedor. Como estamos chegando na alta temporada, entendemos a necessidade de treinamento e de novas contratações. Esse projeto vem auxiliar o pequeno e médio empreendedor, principalmente agora que há uma necessidade maior no seu estabelecimento”, salientou, ressaltando que os dois cursos serão gratuitos e contarão, para isso, com palestras e workshops.

Outras experiências no polo

Segundo o coordenador, a comunidade pode usufruir de toda a estrutura local e contar com apoio de toda a equipe. Um desses locais é o laboratório de informática. “Somos uma universidade comunitária e não estamos lá no polo para atender somente os alunos, mas a comunidade que tiver interesse pode contar com a nossa estrutura”, lembrou.

Atualmente o polo Balneário Rincão oferece vários cursos de graduação. Há, além da Gestão de Turismo, turmas de Pedagogia e outros da área da gestão como Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Serviço Social.Laboratório de Informática

Segundo ele, a comunidade pode usufruir de toda a estrutura local e contar com apoio de toda a equipe. Um desses locais é o laboratório de informática. “Somos uma universidade comunitária e não estamos lá no polo para atender somente os alunos, mas a comunidade que tiver interesse pode contar com a nossa estrutura”, lembrou ele.

Cursos

Hoje, no polo Rincão temos vários cursos de graduação em andamento, além do curso de Gestão em Turismo, também há turma de Pedagogia e outros da área da gestão, como Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Serviço Social.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *