Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Filme produzido por egressos da Unesc disponível em sessão online do Metrô Festival de Cinema Universitário

Curta metragem foi lançado durante evento nacional (Foto: Acervo de Aline Delavechia)

O público já pode conferir o curta-metragem “O caso do túnel de Siderópolis”, trabalho dos egressos do curso de Artes Visuais da Unesc lançado oficialmente no 5º Metrô – Festival do Cinema Brasileiro Universitário, realizado na última semana. Produzido em 2017 e finalizado em 2021, o curta foi uma das quatro obras catarinenses selecionadas pelo festival, que apresentou 34 filmes inéditos produzidos por estudantes de todo o país. O festival recebeu 389 inscrições, sendo 29 delas de Santa Catarina.

“O caso do túnel de Siderópolis” foi apresentado ao público pela primeira vez na segunda das sete sessões realizadas. A diretora do filme, Aline Delavechia e o diretor de fotografia, Billie Andrade, representam a equipe do filme no debate que ocorreu durante a sessão de lançamento.

“Foi uma experiência incrível desenvolver o curta-metragem. Despertou em mim uma vontade que não sabia que existia. Fiz a inscrição no festival e sabia que estaríamos concorrendo com produções incríveis e quando recebi a notícia de que nosso filme foi selecionado lembrei de tudo que passamos para realizá-lo. Agradeço imensamente a todos que de alguma forma abraçaram esse filme”, relata Aline, Bacharel em Artes Visuais pela Unesc, e que atualmente cursa a Licenciatura.

Link da sessão (O caso do túnel de Siderópolis começa aos 37 minutos e 13 segundos)

Link do debate

Saiba mais

O curta é o resultado do trabalho realizado em 2017, por alunos da sétima fase d ocurso, na disciplina “Linguagem do Cinema e Vídeo”, a partir de uma proposta feita pelo então professor da disciplina, Juliano de Campos. Com 14 minutos de duração, o filme conta a história de estudantes de Artes que produzem um documentário sobre as minas de carvão de Criciúma e são surpreendidos por fatos que mudam os rumos da narrativa.

Segundo Aline, o curta tem ares de documentário, mas trata-se de ficção. “Quando o professor nos propôs a atividade, decidimos por trabalhar com algo da região. Nos chamou a atenção as histórias relativas à extração de carvão mineral, atividade que impactou a vida das pessoas. Durante a pesquisa, nos interessamos pelas lendas contadas sobre as minas, especialmente as de suspense e terror”, comenta.

“O Caso do Túnel de Siderópolis” foi produzido com o apoio da comunidade. Os atores, de Criciúma, Içara e Nova Veneza realizaram o trabalho de maneira voluntária e as locações foram cedidas sem custo. O grupo teve o apoio de algumas empresas para o fornecimento de materiais e alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *