Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Galeria de fotos

Meet Up: Especialistas em inovação deixam lições em evento na Unesc

Ação faz parte do projeto Inova Criciúma, criado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico do Município (Fotos: Mayara Cardoso)

A Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) e a Prefeitura de Criciúma proporcionaram, na noite desta quinta-feira (5/8), momentos de puro aprendizado aos interessados pelo ecossistema de inovação. Foi realizado no Auditório Ruy Hülse e transmitido no canal da Unesc TV no YouTube o evento híbrido “Meet Up: Caminhos e futuro do fomento ao empreendedorismo”.

A noite de evento híbrido contou com a participação de dois grandes nomes do cenário de inovação a nível nacional e mundial: Rodrigo Ifelice dos Santos e Marcos Mueller. Os convidados compartilharam experiências e deixaram dicas para os participantes a partir da bagagem que ambos têm no ramo.

Entre as principais e mais decisivas lições a deixar aos colegas empreendedores, para Rodrigo, está o foco na simplicidade. “Quanto mais simples você for e mais claro for a dor que você está resolvendo, melhor. Quanto mais simples e pragmáticos, mais fácil fica a vida de todo mundo, inclusive dos investidores que vão comprar a tua ideia porque ela resolve uma dor real”, apontou.

Como incentivo aos participantes Marcos deixou ainda a mensagem de que “a hora é agora”. “A gente tem que parar de ficar querendo achar o momento certo, o investidor certo. Se a convicção é importante, se a dor é real, vai para cima. Não tem momento ideal. Tenta fazer”, enalteceu.

No mesmo sentido, Rodrigo Ifelice destacou a sugestão para o início do investimento, o chamado “dinheiro semente”. “Usar em algo que te leve até ao ponto B. Parece bobo, mas esse sempre tem que ser o foco do empreendedor para dizer que aprendeu ou gerou valor suficiente para agora alguém acreditar e levantar mais recursos para fazer o restante da jornada”, pontuou.

Para Marcos, o foco é esse, “mudar de fase”. “A ideia tem que ser para levar a empresa do ponto de mudar de fase. O grande desafio é se tornar irreversível. Tudo que se tem que fazer é tentar criar as condições para que esse negócio seja irreversível. Para que ele não tenha mais como não acontecer. Precisamos criar uma forma simples de vender a experiência que você quer vender e interagir com o maior número de clientes possível”, ensinou.

 

Oportunidade única

Mediada pelo consultor da Unesc, Igor Drudi, a conversa de aproximadamente uma hora instigou os presentes presencial ou virtualmente, como o presidente da PRO Consultoria Júnior, acadêmico Thiago Watanabe. O estudante não perdeu a oportunidade de interagir com os mestres da inovação e deixou seu questionamento sobre as formas de driblar o medo de empreender no Brasil diante de tantas crises existentes.

Como respostas a essas e outras questões os especialistas deixaram grandes lições. “Se formos analisar os empreendedores que deram certo no Brasil, vamos concluir que muitas pessoas estavam ao mesmo tempo tentando fazer a mesma coisa ou coisas parecidas. Se é difícil para ti, é difícil para todo mundo. Começamos por aí. A falta de incentivo, a burocracia, por exemplo, serve para todos, então isso não deve ser motivo para desanimar”, destacou Marcos.

O evento contou com a participação do Diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Criciúma, Aldinei Potelecki. O representante do Município destacou o lançamento do Edital do programa Inova Criciúma, que selecionará dez ideias de criciumenses para receberem R$ 25 mil para implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *