Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Integração e compartilhamento marcam aulas no Colégio Unesc

Alunos do sexto ano e do Período Integral com Imersão Bilíngue aprendem sobre fábulas por meio de teatro (Fotos: Milena Nandi)

“As fábulas são histórias curtas que sempre ensinam a gente. Elas têm como personagens animais com comportamento de seres humanos”. Quem ensina é Giovanna Mufatto, de sete anos, que mostra ter entendido bem o que a professora explicou durante um dos encontros do Período Integral com Imersão Bilíngue do Colégio Unesc. E na manhã desta terça-feira (8/6), a pequena e seus colegas puderam ampliar o seu conhecimento sobre as fábulas, assistindo às apresentações de histórias clássicas da Literatura, encenadas pelas turmas do sexto ano do Colégio Unesc.

A iniciativa da professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Beatris Pizzoni, mobilizou os estudantes do sexto ano I e II para a montagem e apresentação das fábulas: “A Cigarra e a Formiga”; “O Rato do Campo e o Rato da Cidade”; “Festa no Céu”; “Os Três Porquinhos” e “A Assembleia dos Ratos’. As apresentações ocorrem desde 1º de junho durante as aulas de Língua Portuguesa e são feitas de maneira híbrida, para que os alunos que estão participando das aulas de maneira remota possam participar, seja no “palco” ou na plateia.

A professora do Período Integral com Imersão Bilíngue, Suzana Mangili dos Reis, conta que a turma aprovou a experiência. “Quando a professora Beatris falou sobre esta atividade, logo quisemos participar. Foi uma oportunidade de troca muito interessante entre as crianças do Integral e os alunos do sexto ano. Os pequenos do Integral estavam aprendendo sobre fábulas e as apresentações reforçaram a importância das fábulas e das mensagens atuais que elas passam. Eles adoraram as apresentações!”, comenta Suzana.

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, os alunos do sexto ano foram responsáveis por todas as etapas da montagem das apresentações, desde a produção textual, até ensaios, cenário e figurino. “Sabemos como é desafiador dar aula durante a pandemia e da importância de reavivarmos a contação de história neste período. Sabemos também que vários alunos ficaram e outros ainda estão em casa, sem ver pessoalmente professores e colegas e pensamos em trazer a magia das histórias para a sala de aula, de maneira que todos pudessem participar. Esta atividade trouxe a fábula não apenas pela questão moralizante, mas pela atualidade destas histórias”, afirma Beatris.

O resultado, foi aprovado não apenas pela Giovanna e pelos colegas do Período Integral, mas pelos alunos do sexto ano. Cauan Vieira Pereira, que fez o papel de Lobo Mau em “Os Três Porquinhos”, conta que a experiência foi agregadora. “Nos divertimos, aprendemos e adoramos poder passar para os outros alunos, através do teatro, um pouco do que aprendemos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *