Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc já tem o seu Plano Museológico do Museu da Infância

A universidade foi contemplada no Edital Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Edição 2019, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) do Governo de Santa Catarina(Fotos: Décio Batista)

Após um longo trabalho coletivo, com o auxílio de diversos colaboradores institucionais e voluntários, foi concluído neste mês, o projeto do Plano Museológico do Museu da Infância da Unesc. O documento é constituído em 110 páginas e foi elaborado após inúmeras reuniões presenciais, respeitando os protocolos da sala de situação, e de encontros virtuais.

Os programas do Plano foram divididos em: institucional, gestão de pessoas, acervos, exposição, educativo e cultural, pesquisa, arquitetônico-urbanístico, financiamento e fomento, comunicação, socioambiental e programa de acessibilidade.

Segundo a coordenadora do Museu da Infância da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, é uma conquista muito importante para a instituição. “Ao sermos contemplados no Edital Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Edição 2019, foi possível a contratação de uma museóloga para encaminhar o processo de elaboração do Plano Museológico. O Plano foi elaborado com base nas diretrizes da Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 em conjunto com outras leis e decretos necessários para a formatação”, destacou a coordenadora.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, comemorou a conclusão do plano. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado obtido, pois trata-se de um documento de gestão de suma importância que fortalece o Museu em todos os aspectos. Ele o apresenta, orienta o caminho a ser seguido, a metodologia de trabalho, e atrelado a este, suas ações, exposições, programas, projetos, bem como aponta para o futuro e onde se deseja chegar por meio do Museu da Infância”, destacou a diretora.

Para Valdirene Böger Dorigon, museóloga responsável pela elaboração do documento, a participação dos colaboradores foi de fundamental importância. “O plano museológico do Museu da Infância foi elaborado de forma participativa. Toda a construção levou em consideração as especificidades da instituição museológica, identificadas no diagnóstico. Com base nesse levantamento, os programas foram delineados. O próximo passo é aplicar o que foi definido no plano”, complementa a museóloga.

O Projeto Plano Museológico do Museu da Infância Unesc conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos advindos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Patrimônio Cultural – Edição 2019. Acesse aqui a íntegra do Plano Museológico.

O Museu da Infância da Unesc é um equipamento cultural que se consolida por suas práticas museais em diálogo com os professores, universitários e comunidade e está sob a responsabilidade da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

A partir de agora, com o Plano Museológico do Museu da Infância já concluído, as escolas municipais, estaduais e particulares, de todo o estado, poderão solicitar mediação cultural pelo telefone (48) 3431 – 4517 ou via e-mail: museudainfancia@unesc.net

Site do Museu da Infância:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *