O destaque estadual como primeiro colocado no Prêmio Inovação Catarinense “Professor Caspar Erich Stemmer” da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), rendeu ao professor pesquisador da Unesc, Paulo Cesar Lock Silveira, mais uma homenagem, desta vez em âmbito municipal. Paulo recebeu, nesta quinta-feira (6/5), Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma. A entrega de uma placa comemorativa foi realizada no hall da reitoria da Universidade.
A proposta de homenagem ao pesquisador da Unesc foi feita pelo vereador Salésio Lima e aprovada no legislativo por unanimidade. Para Lima, esta foi a forma encontrada para demonstrar gratidão e orgulho à Universidade e ao seu representante na premiação de grande relevância. “Nós temos, sim, que homenagear aqueles que fazem a diferença. Hoje foi o Paulo, que recebeu essa grande premiação e desenvolveu uma pesquisa importante para a comunidade, amanhã pode ser outro e nós vamos estar sempre acompanhando de perto para agradecer”, destacou, salientando ainda a importância da pesquisa no que diz respeito ao tratamento de feridas, necessidade constante da comunidade.
A lembrança, retratada como reconhecimento pelo trabalho diário na pesquisa, para o homenageando, deve evidenciar principalmente a Universidade. “Esse prêmio é da Instituição. Sou um aluno genuinamente Unesc. Fiz graduação aqui, fiz pós-graduação, saí para fazer o doutorado e voltei como pesquisador, criei a Regenera, incubei ela na Unesc e o prêmio coroa toda essa história acadêmica. A Unesc faz parte de tudo isso, de todos esses dias em laboratório, escrevendo artigos e orientando alunos. Estamos muito felizes por receber esse reconhecimento, que é de todos nós”, declarou em agradecimento.
A entrega oficial da Moção, para a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti, significa uma grande honra à Universidade. “É com muita alegria que recebemos essa Moção concedida ao Paulo, que é realmente um orgulho Unesc. Deixo nosso agradecimento sincero ao vereador Salésio e aos demais colegas pelo reconhecimento à nossa Unesc, patrimônio da nossa região e que trabalha em prol dela”, comentou.
O exemplo de sucesso do professor recebeu a premiação estadual pelo case da startup Regenera, que insere o fisioterapeuta na equipe multidisciplinar para o processo de tratamento de lesões de pele, acelerando o reparo tecidual ao utilizar aparelhos da Fisioterapia, como laser e correntes elétricas.
O sucesso da empresa e da solução criada por Paulo, para Indianara, representa com maestria o papel da Unesc e suas potencialidades. “Quando ele monta uma empresa, incuba dentro da própria Universidade e alia a pesquisa em prol da inovação a uma solução que colabora com a comunidade, mostra na prática como a pesquisa e a inovação podem contribuir efetivamente para a qualidade de vida das pessoas”, detalha a pró-reitora.
Além de Salésio Lima, outros vereadores integrantes do legislativo criciumense marcaram presença e compartilharam da homenagem ao pesquisador.