Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc apresenta Plano de Desenvolvimento Regional aos prefeitos da AMREC

Plano faz parte das ações de retomada social e econômica da Região pós-pandemia

“Uma proposta que coloque a região carbonífera como vanguarda no Sul de Santa Catarina”, assim definiu a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora doutora Gisele Coelho Lopes, ao apresentar o Plano de Desenvolvimento Regional elaborado pela Universidade aos prefeitos da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) na manhã desta sexta-feira (29/5). O encontro fez parte do plano de ação para a retomada social e econômica da Região pós-pandemia liderado pela Instituição. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os prefeitos.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a Universidade cumpre, mais uma vez, a sua missão e contribui com o desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental da Região. “Preocupada com os impactos da pandemia de coronavírus nos municípios, sobretudo no que se refere aos impactos na vida das pessoas, e na economia, propomos a elaboração deste plano e colocamos toda a expertise, corpo técnico e científico da Universidade à disposição destes municípios”, comenta.

De acordo com a reitora, com o plano, será possível fazer uma análise minuciosa da situação da Região, e com isso, propor soluções factíveis que possam impulsionar a economia da região. “Tanto para aquelas áreas que já são referência, quanto identificando novas oportunidades que venham ser atrativas para novos investimentos para a região. É preciso nos antecipar e fazer este trabalho hoje para que o período pós- pandemia, que ainda é incerto, tenha maior segurança para os gestores públicos. E entendemos que esta é a função de uma Universidade comunitária que produz o cabedal de conhecimentos como produzimos aqui”, conclui Luciane.

Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação estrutura projeto

O Plano de Desenvolvimento Regional foi elaborado pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, que é composto pelos professores e pesquisadores da Universidade. O projeto tem por objetivo estabelecer indicadores e metas para contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental, envolvendo diferentes atores dos 12 municípios que compõem a Região.

Estruturado em sete grandes fases, o Plano também faz uma reflexão sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Serão 950 horas de trabalho executadas em 14 semanas não consecutivas por uma equipe de doutores e técnicos.
“O Plano tem como objetivo atingir algumas premissas. A ideia é buscar o diálogo coletivo e propor a discussão com diferentes atores de toda a região. Assim, conseguiremos identificar todo o diagnóstico de impactos econômicos e teremos base para formular políticas públicas e buscar recursos para estes municípios”, explica a pró-reitora.

Também participaram da reunião os professores que fazem parte do projeto, professora doutora Melissa Watanabe; professor doutorando Thiago Fabris; professora doutora Bianca Bez Batti Dias e o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira.

Prefeitos aprovam o plano por unanimidade

Após a apresentação, os prefeitos aprovaram, por unanimidade, a contratação da Unesc para o desenvolvimento do plano regional para a retomada econômica no período do pós-pandemia da COVID-19.
O presidente da AMREC e prefeito de Treviso, Jaimir Comin, comentou a preocupação com a preservação de manter os empregos. “É importante que a Universidade, que é da nossa região e que também está preocupada com essa retomada, esteja conosco neste momento. Precisamos de um plano em que nós possamos proteger os empregos e a economia da região”, disse o presidente.

Postado por Paula Dáros Darolt – Agência de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *