Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Unesc promove diálogo sobre o Diabetes

A atividade em alusão ao Dia Mundial do Diabetes ocorreu no Auditório Ruy Hulse (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

O Auditório Ruy Hulse foi palco de um importante bate-papo promovido pela Unesc, por meio do curso de Enfermagem, dedicado à discussão sobre o Diabetes e seu impacto na vida cotidiana. O evento, que ocorreu na noite desta terça-feira (14/11), contou com a participação de estudantes, professores e convidados.

O destaque da noite foi a presença do educador físico, educador em diabetes, ultramaratonista e autor do livro “100maratonas: mais do que correr, uma visão de vida”, Emerson Bisan, que compartilhou sua experiência vivenciando o Diabetes tipo 1 e abordou a relevância de viver sem limitações mesmo diante do diagnóstico.

A troca de experiências e saberes foi enriquecida pela presença dos convidados Karina Manarin e Marcelo Raupp, que também compartilharam suas vivências pessoais com a doença, desde os desafios até os avanços nos tratamentos.

Bisan, reconhecido por completar sua centésima maratona, expressou sua satisfação em estar presente no evento. “Estar aqui hoje é a realização de um sonho. Escolhi a corrida e um ano após o diagnóstico do diabetes completei minha maratona”, disse. Em 2019, ele foi eleito o melhor atleta com diabetes pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), reforçando a importância da superação e do cuidado constante no enfrentamento da condição.

Karina, que convive com o diabetes há 44 anos, ressaltou a evolução dos tratamentos ao longo do tempo, enquanto Marcelo lembrou do impacto emocional ao receber o diagnóstico.

De acordo com a SBD, o diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Diabetes tipo 1, por sua vez, atinge entre cinco a 10% do total de indivíduos diagnosticados, envolvendo mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes.

Compromisso

Ainda durante o encontro, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, destacou a relevância do evento e enfatizou o compromisso da Unesc com a pesquisa e tratamento do diabetes, enquanto a coordenadora do curso de Enfermagem Paula Zugno ressaltou o trabalho do Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC), destacando a noite como um momento de especial importância para a troca de informações e experiências.

Presente também no evento, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, reforçou a importância da saúde pública, ressaltando as três premissas fundamentais: prevenção, promoção e tratamento, e como esses fatores são essenciais para a qualidade de vida dos portadores de diabetes.

“O evento foi marcado por um diálogo aberto e franco, onde se evidenciou a importância de compartilhar experiências para uma compreensão mais ampla e humana do Diabetes, ressaltando a importância do cuidado, da informação e da promoção da saúde na comunidade”, finalizou Paula. A mediação do diálogo encontro foi comandada pela professora Liliana Dimer.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *