Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos Acadêmicos

Racismo é tema da Aula Magna do PPGD da Unesc

A professora Thula Rafaela de Oliveira Pires, da PUC do Rio de Janeiro(RJ), foi a convidada na primeira noite do Seminário de Integração(Fotos: Reprodução/Décio Batista/Agecom/Unesc)

“Racializando o debate de Direitos Humanos”. Foi com este tema que a professora convidada Thula Rafaela de Oliveira Pires do programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/PUC-RIO) ministrou a Aula Magna para os acadêmicos do PPGD da Unesc. O evento faz parte do Seminário de Integração do programa de Mestrado em Direito, realizado nesta segunda e terça-feira (14 e 15/03), completando o início da 6ª turma regular. A aula inaugural  internacional foi realizada de forma virtual e assistida por mais de 130 pessoas inscritas, espalhadas em sete estados brasileiros, Portugal e acompanhada por diversas lideranças dos Movimentos Negros de Criciúma.

Na fala aos participantes do evento a professora da PUC-Rio destacou a necessidade de racializar um debate sobre direitos humanos, a busca por abordagem de intervenções cada vez mais conectadas à prática social e seu reconhecimento garantia e implementação efetiva, que é listada como um dos objetivos do programa de Pós-Graduação da Universidade.

“Não se trata de uma reclamação ou da denúncia da ausência ou incorporação materializada insuficiente do debate racial nas concepções críticas sobre os Direitos Humanos, mas um convite para que a gente possa construir efetivamente uma abordagem intercultural capaz de desmontar as hierarquias de humanidade, que sustentam as mais variadas formas de violações dos Direitos Humanos, assim como, que sejamos capazes de impedir sobre as consequências que essa ausência ou presença insuficiente gera nas distintas iniciativas que produzimos”, explanou.

A mediação da aula ficou a cargo da professora Fernanda da Silva Lima, que avaliou
o encontro como “sensacional”. “Como sempre fico sem palavras. Eu acho que a destruição aqui, ela vai nos mobilizar a pensar como vamos romper com essas estruturas. Não é simplesmente promover fissuras ou fraturas. É destruir mesmo. Até porque são essas estruturas que seguem nos desumanizando. A tua fala é potente, nos instiga, nos inspira a seguir lutando, insurgindo contra essa estrutura colonial. Vou levar essa palavra: destruir. Destruir essas estruturas hegemônicas, dessa tradição liberal, burguesa, capitalista, branca e masculina”, refletiu.

O coordenador do Programa de pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc, Antonio Carlos Wolkmer, considerou a Aula Magna muito rica de conteúdo. “Esta Aula foi extremamente louvável. Foi uma aula show. A noite foi belíssima, de grandes potencialidades e que abre muitas possibilidades e experiências, e, por que não, de sensibilidades na construção e na afirmação de outros espaços, de outros saberes, outras relações. Toda a fala da professora Thula desperta não só para provocações fortes, desconstrução, rupturas, desafios, mas também propostas”, avaliou.

Para o vice-reitor e professor do curso de Direito, Daniel Preve, a Unesc é uma instituição comunitária, comprometida com a sua pós-graduação em seus oito programas de mestrado e cinco programas de doutorado, dedicados e voltados ao desenvolvimento, à sustentabilidade e à qualidade de vida regional e também Estadual. “Verificando a lista dos presentes, o evento mostra a grandeza, o impacto e a importância dessa palestra. Novamente reafirmo o nosso compromisso com os programas de pós-graduação na nossa Universidade, principalmente por respeitar essas novas temáticas que o nosso PPGD em Direito está vinculado nas áreas de linhas de pesquisa em Direitos Humanos e também Estado, Direito e Sociedade”, comentou.

Além das pessoas acima citadas , também marcaram presença o coordenador adjunto do PPGD, professor Reginaldo de Souza Vieira e diversos outros docentes do curso de Direito e de outras áreas da educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *