Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Esportes

Projeto Tigrinhos: torneio de encerramento
integra municípios participantes

Das 21 cidades, 17 estiveram presentes no evento. Iniciativa é da Unesc, Criciúma Esporte Clube e prefeituras. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom Unesc e Cleiton Ramos

A bola voltou a rolar em um grande torneio de encerramento e integração entre os núcleos participantes do Projeto Tigrinhos. Das 21 cidades participantes da iniciativa, 17 estiveram representadas no Centro de Treinamentos Antenor Angeloni, do Criciúma Esporte Clube. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre Unesc, Criciúma E.C. e prefeituras não ocorria desde 2019 devido à pandemia da Covid-19. 

Divididas em quatro grupos, as equipes das categorias Sub-12 e Sub-14 de cada município entraram em campo durante essa quinta-feira (14/12). Ao fim do torneio, o núcleo de Orleans levantou o troféu de campeão no Sub-12, enquanto Maracajá ficou em segundo e São Joaquim em terceiro. 

Já no Sub-14, quem comemorou o título foram os meninos de Timbé do Sul, com São Joaquim e Maracajá em segundo e terceiro, respectivamente.

O incentivo ao esporte está no DNA da Unesc e integra as grandes bandeiras de atuação da Universidade. Sendo assim, a Instituição promove diversas iniciativas no Sul catarinense, sendo uma delas o Projeto Tigrinhos, ação por meio da qual impacta centenas de crianças.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, recorda que a Unesc incentiva o esporte ao longo dos 55 anos de existência. “A Instituição acredita na prática esportiva como uma grande possibilidade de, por meio de projetos como esse, promover a inclusão de crianças e adolescentes. O Projeto Tigrinho é um dos nossos queridos, pelo qual temos muito carinho. Apostamos nele, pois dá a oportunidade para que os municípios revelem grandes talentos”, relata.

Participaram do torneio as cidades de Balneário Gaivota; Criciúma; Maracajá; Jacinto Machado; Treze de Maio; Balneário Rincão; Orleans; Turvo; Santa Rosa do Sul; Urussanga; Capivari de Baixo; Morro Grande; Timbé do Sul; Meleiro; Morro da Fumaça; São Joaquim e Ermo.

Os jogos foram disputados em quatro campos do CT. “O Projeto Tigrinhos é um dos nossos maiores orgulhos. É gratificante ver crianças de toda a região utilizando os uniformes das escolinhas e se dedicando em busca de um sonho. O clube deu almoço para todas as equipes com seus professores, assim eles puderam conhecer também a nossa estrutura. Com certeza esse dia ficará marcado na memória de todos os participantes”, disse o presidente do Criciúma, Vilmar Guedes.

Mais de uma década de projeto

Com 13 anos de história, o Tigrinhos já atendeu, ao todo, mais de 35 prefeituras, sendo que algumas permanecem até hoje. “É uma iniciativa que revelou diversos jogadores, para citar um exemplo: o lateral-direito Claudinho, que subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro com o Criciúma neste ano”, comenta o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias.

Ao se dirigir aos pequenos atletas, Joni desejou bons jogos e os incentivou. “Aproveitem este momento, olhem a quantidade de gente observando vocês jogarem. Quem sabe, amanhã, na semana que vem ou no ano que vem, um de vocês ou mais de um, seja convidado para fazer parte das categorias de base do Criciúma, que realiza um trabalho de excelência, ganhando todas as competições em que participou. Competir é importante, mas o respeito entre é muito maior. Então respeitem, joguem, mas com lealdade, porque é isso que a gente precisa no esporte”, cita.

Para participar do núcleo, cada um dos jovens recebeu kits compostos por camisa, calção e meia, para as crianças. Já os técnicos ganharam uniformes para os técnicos. 

O coordenador das categorias de base do Criciúma, Sérgio Lopes, agradeceu os municípios e a Unesc pela parceria ao longo de mais um ano. Além disso, ressaltou a participação dos jovens. “Sem vocês, nada disso seria possível. “Eu acredito muito nesse projeto, por isso a nossa dedicação. Tenho certeza que foi um dia maravilhoso para os atletas. Mais que formar atletas, o principal objetivo é formar o ser humano, pois precisamos preparar uma sociedade melhor, não somente atletas de futebol, mas também advogados, médicos, enfim, tudo que pudermos construir juntos”, diz.

Representante dos municípios, o professor, técnico e atleta, Maicon Ermo afirma a importância do Projeto Tigrinhos para as cidades. Segundo ele, o torneio de encerramento proporciona momentos de socialização e integração. “Nunca desistam de seus sonhos, porém, para chegar lá em cima, é preciso batalhar muito, então vocês hoje cada um destes pequenos atletas estão apenas dando um passo”, aconselhou.

Confira o campeões do torneio:

Sub-12:

1° lugar: Orleans

2° lugar: Maracajá

3° lugar: São Joaquim 

Goleiro Destaque: Ruan Figueiredo, de Maracajá

Jogador Destaque: Vinicius Marcelino, de Orleans

Sub-14:

1° lugar: Timbé do Sul

2° lugar: São Joaquim 

3° lugar: Maracajá

Goleiro Destaque: João Paulo Conti, de Timbé do Sul

Jogador Destaque: Nicolas Ughem, de São Joaquim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *