Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Aula prática envolve estudantes e detalha todos os processos de uma linha produtiva

Momento teve orientações da Sala de Situação e a garantia do uso das máscaras, protetores faciais em acrílico, luvas e álcool 70% (Fotos: Leonardo Ferreira)

Aprender de forma profunda todo contexto de uma linha de montagem é parte fundamental da formação do engenheiro de produção, e sair da teoria para perceber todos os detalhes na prática faz toda a diferença. A experiência foi vivida pelos estudantes da primeira fase do curso de Engenharia de Produção da Unesc. No Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, duas sessões foram organizadas para um desafio na noite desta segunda-feira (3/5).

O produto final era simples, um robô de lego montado em cinco partes. Mas a dinâmica trazia consigo uma riqueza de detalhes. “Foi a simulação de um sistema com entregas distintas do lote final, iniciando com quatro e concluindo com um robô. Nossos estudantes montaram o sistema de produção e organizaram a linha de montagem com quatro processos: pés, corpo, tronco e por último cabeça e boné”, explicou Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso e professor da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção.

A partir da atividade, conforme o docente, os participantes agregaram importantes conhecimentos para toda a graduação. “Eles podem enxergar uma série de conceitos que os acompanharam até o final da jornada na Universidade”, completou o professor.

Ao longo do desenvolvimento, o tamanho da linha de produção foi sendo reduzido em etapas e tudo foi cronometrado, para que os estudantes entendessem a importância de organização, aproveitamento de recursos e qualidade. A equipe que obteve melhor resultado diante destes elementos foi premiada com pipocas e doces.

A dinâmica foi executada em conjunto com a disciplina Organização, Sistemas e Métodos, ministrada pela professora Ana Paula Silva dos Santos. Nestas aulas, os alunos são introduzidos à visão organizacional. “São conhecimentos que abordam desde a estrutura até o funcionamento. Eles aprendem sobre organograma, hierarquização e até mesmo processos e suas interpretações diante da construção de fluxograma. Tanto na teoria quanto na prática, as disciplinas se complementam. Há muito em comum. Uma introduz os alunos ao contexto de curso e a outra vira base”, pontuou Ana Paula.

 

 

Após a dinâmica de montagem, os estudantes também receberam lições sobre o sistema 5s, com o objetivo de reforçar a importância da organização e assertividade. “Um grupo recebeu instruções detalhadas para a montagem de uma casa. O outro recebeu um projeto com pouquíssimas informações. Como resultado final esperado, foi possível perceber os diferentes impactos”, completou a professora.

O momento recebeu as orientações da Sala de Situação e os estudantes receberam luvas, álcool 70%, máscaras e protetores faciais em acrílico, além do distanciamento entre os postos de aprendizado. Para quem optou por assistir de casa, houve  transmissão virtual pelo Google Meet. Como a aula foi dividida, enquanto um dos professores orientava o segundo transmitia com mais detalhes usando um celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *