Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-graduação

Diretor de Avaliação da Capes apresenta perspectivas para a pós-graduação stricto sensu no Brasil

Doutor Antonio Gomes de Souza Filho demonstrou números e cenários em nível nacional no evento que acontece na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

Professores pesquisadores e acadêmicos do Sul catarinense estão vivendo dias de aprofundamento no universo da pós-graduação stricto sensu, ou seja, do universo dos programas de mestrado e doutorado no Brasil. A Unesc recebe, nessa quarta e quinta-feira (26 e 27/06), o Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-graduação da Universidade.

O evento conta com a presença de três referências nacionais no que diz respeito à Educação Superior: Antonio Gomes Souza Filho e Priscila Lelis Cagni representando a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Raianne Xavier de Alcântara Horovits, representando o Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Na tarde desta quarta-feira, após os primeiros encontros do Seminário, foi realizada a abertura oficial do encontro, com a palestra de Antônio, diretor de Avaliação da Capes. Ele, que representou a presidente da Capes, Denise Carvalho, abordou a temática “Perspectivas para a pós-graduação stricto sensu no Brasil”.

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, é uma grande honra receber Antônio, Raiane e Priscila para ampliar diálogos e possibilidades sobre a pós-graduação no Brasil.

“Os colegas têm uma escuta muito sensível às demandas e isso se traduz em projetos, oportunidades, novas trilhas para o fortalecimento da pós-graduação no Brasil. Tenho muito orgulho em acompanhar a Capes mais de perto nesses últimos dois anos e ver o que ela tem feito, sobretudo com todas as oportunidades que tem resgatado e colocado em ato para que nós realmente possamos cuidar do pesquisador brasileiro”, salientou a reitora.

O palco de autoridades para a abertura oficial do encontro foi composto ainda pelos pró-reitores da Unesc, Gisele Coelho Lopes, José Otávio Feltrin e Graziela Amboni, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Emanuel Gonçalves, além da coordenadora geral do evento, Merisandra Côrtes de Mattos e do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Leandro João.

 

Impressão positiva da “Nossa Universidade”

Ao ouvir por diversas vezes, desde a chegada em Criciúma, até no primeiro encontro com a gestão universitária e nas atividades subsequentes, a expressão “nossa Unesc”, o diretor da Capes percebeu que a junção das duas palavras não é por acaso.

Conforme ele, a possibilidade de conhecer mais de perto a Unesc e tudo o que ela representa para a região na qual está inserida e para todo o país, deixou claro que a Instituição é diferenciada. “Quando se fala “a nossa Universidade”, do ponto de vista da comunidade, é algo que tem muito significado. Percebo aqui algo realmente ímpar no país”, destacou Antônio.

Ao longo da apresentação ao público no Auditório Ruy Hülse, o diretor destacou alguns dos principais desafios elencados pela Capes para o desenvolvimento do setor de pós-graduação no Brasil.

Questões como a necessidade de aumento da formação de doutores no Brasil de forma mais rápida; a formação em áreas estratégicas; a garantia da qualidade; a redução de assimetrias; a garantia de fomento e a internacionalização estiveram entre as apresentadas, acompanhadas de dados do cenário nacional atual e gráficos comparativos dos últimos anos.

A fala completa do diretor pode ser acessada no Canal da Unesc TV no Youtube:

O Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação da Unesc tem o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *