Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
contribui na escolha do futuro

Durante cinco dias, alunos apresentam trabalhos, tendo contato direto com a Universidade e professora. Destaques das últimas edições da SCT, que ocorreram de forma virtual, foram reconhecidos nesta semana. (Foto: Divulgação)

“O projeto abriu os meus olhos para o mundo universitário e me auxiliou na escolha do curso”. A frase, cheia de gratidão e satisfação, é da acadêmica da segunda fase do curso de História da Unesc,  Maríndia Scarpari Pereira.

E não é para menos, pois foi por meio de um projeto de Pesquisa, quando ela ainda frequentava o Ensino Médio na Escola de Educação Básica Barão do Rio Branco, de Urussanga, que ela descobriu o caminho que queria trilhar. Mais que isso, o trabalho em questão, está em um seleto grupo de destaques das 11ª e 12ª Semanas de Ciências e Tecnologia (SCT), da Unesc, ocorridas em 2020 e 2021, de forma remota devido à pandemia provocada pela Covid-19. 

O reconhecimento destes protagonistas ocorreu nesta quinta-feira (27/10), em evento realizado no Auditório Ruy Hülse, durante a 13ª edição da SCT. 

Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

“Em 2019, por meio de uma seleção, eu consegui participar de um projeto de patrimônio documental, quando tivemos acesso ao acervo documental da escola e fizemos oficinas no Centro de Documentação (Cedoc), da Unesc, quando iniciei o meu contato com a Universidade”, revela.

Estar no campus da Unesc foi o “empurrão” para que Maríndia definisse o futuro. “Hoje estou muito feliz em cursar História. Tive a oportunidade de voltar como bolsista. Nesta caminhada tive um grande apoio dos meus professores, tanto da escola quanto da Unesc que nos ajudaram a fazer um projeto de Pesquisa. Sou imensamente grata pelos à Universidade e aos professores que me auxiliaram nesta caminhada. Foi por meio deste projeto que descobri o que eu queria fazer para a vida. Não tem outro sentimento a não ser gratidão pela oportunidade”, conclui a acadêmica.

Além de  Maríndia, o grupo de pesquisa conta com Juliana Geraldi Yamaguti, Giani Rabelo e Luiz Pereira Dutra Bernardes e foi apresentado dentro da  área de conhecimento Humanidades, Ciência e Educação. 

Uma Universidade que não parou na pandemia

Assim como Maríndia, outros alunos e professores subiram ao palco do Auditório Ruy Hülse durante a Cerimônia de Certificação Honrosa dos Trabalhos Destaques para receber o reconhecimento no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, tanto na Comunicação Oral, quanto na Comunicação Pôster, além dos Trabalhos Completos, dentro de cada uma das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Saúde; Ciências, Engenharias e Tecnologias; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências e Educação.

“A Unesc não parou na pandemia, o que mostra a força de uma Universidade Comunitária, que continuou com as suas atividades a pleno, se reinventou, utilizando a tecnologia como um meio para poder alcançar as pessoas, mostrando o seu tamanho e o seu valor em um momento tão desafiador como foi a Covid-19. É gratificante viver este momento na história do mundo e presenciar o quanto a nossa instituição conseguiu manter o seu nível de excelência, continuar com as suas políticas acadêmicas ainda mais fortalecidas e olhar para trás e ver que construímos muito nestes últimos dois anos”, enfatiza a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

Confira a galeria de fotos neste link.

Além da Menção Honrosa, os selecionados na categoria de trabalhos completos,irão compor os e-books de temas contemporâneos em Pesquisa; Práticas e Saberes de Extensão; o Saber e o Fazer dos Docentes, conforme cada uma das categorias.

“Em função do evento online, tivemos participações de outros estados. Em 2020, atingimos 21 e em 2021, 23 estados brasileiros”, relata a coordenadora da 11ª e 12ª Semana de Ciência e Tecnologia, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia.

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: http://sct2022.unesc.net/.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc;  Biozenthi e Portal Mix e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *