Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Debate sobre identidade, língua e cultura encerra
Festival delle Grandi Migrazioni 

Evento faz parte da programação da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia. (Fotos: Reprodução)

O Festival delle Grandi Migrazioni (Festival das Grandes Migrações) da Unesc encerrou na tarde desta sexta-feira (28/10), com apresentação e debate sobre o tema da identidade, língua, cultura e crise demográfica italiana em relação ao fenômeno da emigração italiana do passado e do presente.

O evento remoto, que ocorre dentro da 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), é promovido pela Escola de Idiomas Unesc e o curso de Letras com a Università degli Studi di Padova, em colaboração com o Centro Studi Grandi Migrazioni.

Foram três dias de conferências e palestras com as temáticas: bilinguismo e língua materna; a criança, a língua estrangeira e a língua materna; a dialetologia e a comunidade imigrante; patrimônio material e imaterial veneto-italiano-brasileiro e identidade italiana no estrangeiro.

Livros e relatos

Uma das palestrantes desta sexta-feira foi a consultora linguística, intérprete e tradutora, escritora, jornalista e líder de turismo habilitada, Giorgia Miazzo que destacou, entre outras coisas, os livros de sua autoria que retratam um pouco da imigração italiana. “Proferimos muitas palestras no Brasil e percebemos como as pessoas ficam encantadas com uma Itália diferente, que tem dificuldades, sim, mas tantas coisas lindas e desafios que fazem parte de uma Europa globalizada, longe daquela Itália do passado. O Brasil é um dos casos mais interessantes para os pesquisadores da imigração italiana por conta da quantidade e das dificuldades do começo para esta comunidade imensa que mantém as tradições mais fortes que em outros lugares como Estados Unidos e Argentina”, comentou.

Quem também explanou o assunto foi o arquiteto e professor, Gianluca Parise, que junto com Giorgia Miazzo, escreveu o livro “Cantando in Talian”, uma pesquisa histórica e acadêmica sobre o fenômeno da imigração trivêneta no Brasil e da herança cultural e social dos povos oriundos das novas terras. “É fundamental que a Universidade se torne protagonista primeiro em um percurso de valorização da migração. Como é importante este tipo de atenção, sensibilidade, muito amor por manter o legado do passado e do presente vivos. A Universidade é um protagonista e é fundamental que se apresente neste percurso”, relatou o Parise, que ainda tratou das fases da migração italiana ao redor do mundo.

A mediação do encontro virtual coube à coordenadora da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez, e ao coordenador do curso de Letras da Unesc, Carlos Arcângelo Schlickmann. “Que este festival possa ter sido um start, uma porta de entrada para esta relação”, destacou Dayane. 

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (24/10) e se encerra nesta sexta-feira (28/10). A ação conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link. 

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc;  Biozenthi e Portal Mix e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *