Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Áreas de proteção e baleias francas em pauta durante Semana da Ciência e Tecnologia

Características, curiosidades e preservação das gigantes e encantadoras baleias francas foram pauta de uma palestra online na noite de quinta-feira (27/10), durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. No evento, a chefe da APA Baleia Franca, Renata Daniella Vargas, falou sobre as unidades de conservação e sua importância, os desafios e o quanto elas representam para a preservação da natureza. Acadêmicos e professores assistiram à palestra, perguntaram, tiraram dúvidas e enriqueceram o debate.

Renata explanou que a área de preservação a qual gerencia fica localizada no litoral Sul de Santa Catarina e foi criada em setembro de 2000. Ela possui um total de 156 mil hectares, 130 quilômetros de costa marítima e abrange nove municípios, de Florianópolis até Balneário Rincão. “Em sua rota reprodutiva, as baleias passam pela nossa região entre os meses de junho e novembro. É um trabalho importantíssimo, que protege, na principal área de reprodução do litoral brasileiro, estes animais tão singulares e, infelizmente, tão ameaçados”, evidencia ela.

Na oportunidade, a palestrante explicou, ainda, que os objetivos da área de conservação ambiental vão muito além da proteção às baleias. “Com o trabalho desenvolvido, promovemos o ordenamento do uso e ocupação do solo, asseguramos a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, protegemos a diversidade biológica, fortalecemos políticas de conservação do patrimônio cultural relacionados, principalmente, à cultura açoriana e à pesca artesanal, entre outros”, fala, ao complementar: “a APA ajuda a proteger um conjunto muito importante de ambientes naturais, alguns extremamente frágeis”.

Os desafios do trabalho e a conscientização dos moradores também estiveram em pauta. De acordo com Renata, desmatamento, sobrepesca, fragmentação de habitats e desagregação ambiental são alguns dos obstáculos enfrentados. “Outra questão é que ainda encontramos, mesmo após 22 anos de trabalho, pessoas que insistem em encostar, velejar com as baleias, nadar próximo a elas. É essencial seguir as medidas restritivas para evitar acidentes e molestamento com os animais. Dessa forma, garantimos que eles venham cada vez em maior quantidade, deixando o nosso litoral ainda mais bonito e atrativo”, destaca.

 

Texto: Samira Pereira/ Alfa Comunicação/ Colaboração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *