Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Alunos são convidados a refletir sobre diferentes temáticas com foco no design em workshop internacional

Atividade ministrada por professor de Portugal faz parte da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso)

Instigados a estabelecer paralelos sobre os mais diferentes assuntos, desde a botânica até estudos bíblicos, com o trabalho de designer, acadêmicos da Unesc e visitantes participaram, na noite desta terça-feira (25/10), do Workshop Internacional Design & Contexto. Ministrado pelo diretor do Curso Master em Design e professor pesquisador na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, Antônio Cruz Rodrigues, pós-doutor no assunto, o encontro colocou a turma a pensar a fundo sobre o papel do designer no posicionamento das organizações. A atividade integrou a segunda noite da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Intitulada como “o que devemos saber sobre Design se apenas o Design conhecemos?”, a aula foi instigante desde as primeiras lições do professor, que fez questão de ter todos os alunos nas primeiras filas da classe. A temática trazida à SCT, conforme Antônio, vem sendo construída em sua vida profissional desde o início dos seus estudos na Itália. “Lembro de ter pedido a um amigo que me levasse a livrarias. Lá, disse que iria aos livros de Design, já que, pensava eu, era o que me interessava. Ali ele me disse que não. Que eu iria levar livros sobre outros assuntos e aquilo, sim, me ensinaria sobre ser designer”, recordou.

Ao longo de sua trajetória profissional de 40 anos, de acordo com o professor, muito do tempo foi dedicado à leitura, porém principalmente focado em materiais de diferentes áreas, que não a de sua atuação de fato. “98% dos livros que li não são sobre design, mas ensinam melhor que ninguém a compreender sobre o assunto. Um dos primeiros livros que comprei, por exemplo, foi sobre a vibração das moléculas e hoje eu sei o que isso me ensinou sobre design e de que forma posso usar esse conhecimento dentro do meu trabalho”, acrescentou.

Ao apresentar imagens, Antônio abordou com os alunos a dualidade de sentimentos possível diante de uma figura. “Assim como uma foto, um produto pode trazer uma ambivalência, da beleza à atrocidade. Todos esses elementos fazem parte de uma reflexão completa que pode ser analisada e refletida ao longo do desenvolvimento. Por isso, ler sobre diferentes assuntos nos traz um olhar mais profundo e instiga a pensar quais os sentimentos e ideias dos surgem a partir de diferentes textos”, comentou.

No workshop o professor convidou os alunos a, divididos em grupos, refletirem sobre diferentes textos e debaterem seus pontos de vista em torno do assunto. “A satisfação é vê-los interagindo entre si, pensando, refletindo. Quando fazemos esse exercício percebemos que quanto mais homogêneos somos, mais dificuldade temos em conseguir viver em diferentes habitats, menos ideias, menos diversidade de pensamentos”, destacou.

A participação dos alunos, conforme o coordenador do curso de Design, João Rieth, coroa o empenho da Universidade em proporcionar atividades de nível ainda mais elevado como esta. “Nos alegra muito perceber que os alunos gostaram da temática e, mesmo sendo reflexões bem profundas e intensas, se empenharam em participar e contribuir com as discussões, aproveitando a oportunidade de estar com o professor de fora, com outra visão de mercado e intensa experiência no design”, apontou.

Na noite de quarta-feira (26/10) o grupo participará da continuidade do workshop em uma aula de ainda mais aprofundamento da temática sobre os ensinamentos do Design por meio de textos de diferentes temáticas.

 

O professor da noite

Antônio Cruz Rodrigues é PhD em Design pelo Creative University – Institute de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa e mestre em Industrial Design na Scuola Politecnica di Design em Milão. O professor graduou-se em Industrial Design no IADE e atualmente é diretor do Curso Master em Design e professor pesquisador na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.

Além de Criciúma, Antônio ministrará palestras e workshops em outras cidades catarinenses como Florianópolis e Lages.

 

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), conta com mais de 120 atividades como palestras,  minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *