Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Dias para multiplicar conhecimento: aberta 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Evento segue até sexta-feira com intensa agenda de atividades que envolvem Ensino, Pesquisa e Extensão (Fotos: Décio Batista)

Se o campus da Unesc já pulsa intensamente todos os dias, nesta semana, de 24 a 28 de outubro, o ritmo do conhecimento pulsando é ainda mais intenso. Ao longo dos cinco dias a Universidade recebe intensa programação da 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), principal evento acadêmico da Universidade, que somará mais 440 trabalhos apresentados por meio palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, projetos de extensão e relatos de ensino/experiência.

Na noite desta segunda-feira (24/10), um ato oficial marcou a abertura do evento com a presença de lideranças Institucionais e estudantis, apoiadores e patrocinadores. A SCT já em ritmo acelerado embarca em mais uma edição para entrar para a história da Universidade.

O momento, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é de diálogo e conexão entre todos os eixos da Universidade junto do poder público, privado e terceiro setor. “Reunimos aqui diferentes atores para dialogar, pois esse também é nosso papel enquanto Universidade Comunitária. Essa 13ª edição representa a maturidade do diálogo em todas as dimensões acadêmicas e a possibilidade de aproximação com os diferentes setores. Demonstra que somos uma Universidade que prima pelo diálogo constante e é por isso que chegamos até aqui com posicionamento de Universidade de excelência, entre as melhores do estado e do país”, destacou.

A preparação para o evento de grandes dimensões, conforme a pró-reitora, demanda um esforço coletivo que será recompensado com o aproveitamento de cada item da programação de forma a acrescentar experiências a cada um dos participantes. “A organização da SCT faz um trabalho digno de uma Universidade como a nossa. Desta forma, vivenciem e aproveitem cada um dos momentos proporcionados”, acrescentou, falando em nome da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Da mesma forma, o convite para que tirem o melhor proveito de toda a programação veio também da pró-reitora de Ensino da Universidade, Graziela Amboni. “Em todo o país no mês de outubro as instituições se unem para associar ciência e tecnologia de forma acessível, com linguagem compreensível, para toda a comunidade interna e comunidade externa. Atividades como essa trazem à tona soluções inovadoras como as prezadas pela nossa Graduação Multi, na qual as experiências vivenciadas no dia a dia da academia são transformadas em conhecimento científico. Vamos aproveitar esses dias para que novas perguntas surjam e, assim, juntos possamos continuar na construção do saber”, destacou.

Ao abordar como temática o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, o evento, conforme o coordenador da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia:, Rodrigo Machado, celebra os avanços científicos conquistados nesse período e incentiva novos resultados neste cenário. “Aproveitem esse momento para aprimorar seus conhecimentos em cada oportunidade dessas centenas de pensadas exclusivamente para vocês pelos professores da universalidade”, pontuou, agradecendo a todos os envolvidos na intensa preparação até a chegada do grande evento.

 

Presenças significativas

De forma virtual o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, também deixou sua mensagem de congratulações à Unesc pela força nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, comprovadas pelo evento que se inicia oficialmente e tantos outros resultados expressivos conquistados.

A cerimônia contou ainda com as falas da representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Medeiros, da diretora regional da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) em Criciúma, engenheira civil Kamila Rodrigues da Silva, egressa da Unesc, e do empresário Márcio Acordi, responsável pela marca Biozenthi, já participante de um dos projetos de extensão da Universidade no início da trajetória da marca que hoje já ganha o mundo.

A 13ª SCT conta com patrocínio do Crea-SC e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix.

A noite de abertura foi encerrada com palestras do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Moris Kohl, e do diretor Executivo da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Gabriel Sant’Anna Palma Santos.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube e pode ser assistido pelo link:

Confira aqui a Galeria de Fotos da noite:

Abertura oficial da 13ª Semana de Ciências e Tecnologia

Eventos paralelos

Paralelamente à programação da SCT são realizados o 22º Seminário de Iniciação Científica, o 14º Salão de Extensão, o 12º Salão de Ensino, o 8º Salão de Pós-Graduação, a 9ª Feira de Inovação, o 9º Talento Cultural, a 8ª Feira de Ciências, o 7º Workshop de Arqueologia e o 5º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia, eventos que ganham a tradição da Semana.

Em 2022, edição da SCT acontece de forma presencial e virtual e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. A XIII SCT objetiva fomentar a discussão do conhecimento e das experiências relacionadas à transversalidade da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento equitativo e sustentável.

Nesses 200 anos de independência do Brasil, inúmeros foram os avanços científicos, tecnológicos e na inovação que contribuíram para o desenvolvimento do país e é importante discutir as perspectivas e evoluções alcançadas para as próximas décadas nas áreas, política, econômica, social, da indústria, da educação e as suas aderências aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Confira a programação completa no site: http://sct2022.unesc.net/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *