Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Março Azul: curso de Medicina promove conscientização sobre câncer de intestino

Fim de semana foi de alerta à população na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, com a presença de estudantes e professores (Fotos Carol Bortot)

O mês de março é dedicado à conscientização e prevenção do câncer colorretal ou câncer de intestino, tipo de tumor mais frequente no aparelho digestivo. Para alertar a população sobre os riscos da doença o curso de Medicina da Unesc, por meio da Liga de Gastroenterologia e Hepatologia (LAGH), esteve na Praça Nereu Ramos, na manhã do último sábado (18/03).

Estudantes e professores distribuíram panfletos e prestaram orientações gratuitas, além de aferir a pressão do público que passou pelo calçadão.

“É uma excelente oportunidade que nós acadêmicos temos para trabalhar a relação médico paciente, além de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula. É extremamente gratificante saber que estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e fazendo a diferença na comunidade”, afirmou a presidente da LAGH, Maria Paula Colombo, estudante da nona fase de Medicina.

A atividade foi supervisionada pelo professor e médico gastroenterologista, Manoel Cardoso. Segundo ele, a prevenção ao câncer de intestino é, em geral, muito eficaz. “Estamos falando do segundo câncer mais frequente em homens e mulheres, portanto, detectar os casos precocemente resulta em cura em 90% dos casos. O diagnóstico é feito por meio de dois exames: a colonoscopia ou a pesquisa de sangue oculto nas fezes”, explica o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *